background img

Cigarros eletronicos chineses também nos podem espiar

Será que o Malware está na moda? Definitivamente sim! Diariamente são várias as notícias que dão conta de malware nos mais “estranhos” objectos e que têm objectivos muito claros: estragar sistemas e/ou vigiar os utilizadores.

Depois de informarmos aqui da existência de malware em ferros de engomar chineses, da possibilidade do malware se transmitir por colunas e microfones, etc, hoje falamos dos cigarros electrónicos e da possibilidade destes trazerem uma substância especial… malware.

Fumar não pode apenas prejudicar a saúde! De acordo com uma publicação no IBTimes, os cigarros electrónicos, fabricados na China, podem também trazer malware capaz de danificar sistemas e de vigiar os utilizadores. A denúncia foi feita no Reddit, por um executivo de uma “grande empresa”, que viu o seu sistema ser infectado por um malware, cuja fonte, ao que tudo indica, foi um cigarro electrónico.

O executivo referiu ainda que o seu sistema estava actualizado, com anti-vírus e anti-malware e que a única coisa que mudou foi o facto de ter deixado de fumar cigarros normais e de passar a fumar cigarros electrónicos (estes eram carregados no PC). Jrockilla (nickname do executivo) disse ter adquirido os cigarros electrónicos no eBay.

Mas como o malware pode passar para o PC?


É fácil! Uma vez que alguns destes tipos de cigarros podem carregar via USB, o malware pode facilmente passar do cigarro para o sistema (como se um estilo de PEN ou disco USB se tratasse).

Pierluigi Paganini, director de segurança de informação da empresa Bit4Id, referiu que os cigarros electrónicos são o mais recente vector para servir de propagação de software malicioso.
Paganini cita outros exemplos de dispositivos USB  “aparentemente inofensivos” que foram usados como uma ferramenta de hacking no passado, incluindo os carregadores para dispositivos Apple iOS, como iPhones e iPads.

FontesIBTimes ,pplware Sapo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato