background img

Hackers podem roubar dados de PC’s que nem estão online

Todos nós sabemos que a maioria dos ataques são realizados remotamente. Os hackers exploram as vulnerabilidades dos máquinas alvo e, em caso de sucesso, podem obter informação privilegiada.

Este é o “processo básico” para se realizar um ataque e enganem-se aqueles que pensam que desligando o cabo de rede passam a estar protegidos.

De acordo com um estudo recente e até há vídeo demonstrativo, é possível roubar dados de um PC mesmo não estando este online.

O assunto deste artigo é bastante assustador do ponto de vista da segurança informática. De acordo com uma investigação levada a cabo pela Universidade Ben-Gurion, é possível roubar dados de um PC mesmo que este esteja desligado da rede.

Tal conclusão vem deitar por terra o conceito de segurança nas “Air-gap networks” que são usadas quando governos ou empresas isolam computadores que mantêm informação muito importante. Estes computadores não têm qualquer ligação à rede logo, “teoricamente”, remotamente ninguém conseguirá tirar dados do mesmo.

Mas, segundo a investigação, e recorrendo a uma “nova” técnica designada de Air Hopper, é possível obter informação de uma máquina que não esteja ligada à rede. A técnica Air Hopper funciona apenas num raio de 1 a 7 metros e com largura de banda efectiva entre os 13-60 Bps (Bytes por segundo).

Para isso, o PC a atacar terá de ter alojado um tipo especial de vírus (que pode ser passado através dos mais diversos suportes digitais) e depois, através de um simples smartphone e de uma app para o efeito, é possível capturar a informação do PC.

Os resultados do estudo estão publicados aqui. Os autores referem que esta técnica para obtenção de dados pode recorrer as frequências rádio ou até à obtenção de sinais que passem via cabo do monitor.



Colaboração das Informnações: Jlbraga

Fontes: Cyber Security Labs , Pplware Sapo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato