background img

Sobrivencialismo: Aprenda o básico

Por

Para ser um sobrevivencialista, o básico é saber fazer “fogo com pauzinhos” e “entender de tudo sobre sobrevivência na selva”?

No post de hoje eu vou falar um pouco da minha percepção do básico. O texto serve para os mais novos refletirem e para alguns pais, talvez, reverem alguns conceitos.

Falando do básico

Talvez você precise em algum momento de sua vida ficar sozinho em casa, ou até mesmo morar sozinho e a única coisa que sabe preparar pra comer é miojo porque você não foi instruído e preparado com um elemento básico de manutenção da vida, que é saber preparar comida.

Mas não se envergonhe, não tem problema… Continuemos a leitura.

Talvez você ou seus pais tenham muito dinheiro pra bancar empregados, para fazer de tudo pra você e não tem nada de errado nisso, mas é bacana que você também esteja preparado e saiba cuidar das suas coisas e de si mesmo.

Aquele kit de primeiros socorros na sua mochila não serve pra nada se não saber usar de verdade.

Sabe, você pode ter tido sorte e nunca precisou de nenhum conhecimento básico até hoje, mas acredite em mim quando digo que a vida é surpreendentemente imprevisível. É sério!

A que conhecimento básico me refiro?

Se você é capaz de lavar ao menos sua roupa, fazer sua própria comida, organizar e limpar a casa, cuidar de seus documentos, conhece os remédios que possa usar, mantém o banheiro limpo e arruma a sua cama, muito bem. Você tem o básico que toda pessoa devia saber, sobrevivencialista ou não, seja homem ou mulher.

Geralmente as mães ou pais, dependendo da situação, ensinam somente as suas filhas a fazer ao menos um arroz, feijão e bife, mas a seus filhos, não… E assim muitos garotos não sabem fazer nada do básico e sentem enormes dificuldades quando vão morar sozinhos, como ao fazer uma faculdade por exemplo.

Também existem as garotas que sempre tiveram empregados e penam muito no futuro, porque os pais deixaram para lá esta importante parte do aprendizado básico para a vida. Alguns falam que não é preciso – “minha filha vai ser doutora”.

Muitos pais não ensinam essas coisas por que querem “proteger” seus filhos. Eu penso que bons pais são aqueles que vão se tornando dispensáveis, à medida que o tempo passa. Reflita sobre essa afirmação. Como vai ficar seu filho ou sua filha se você algum dia por um motivo qualquer não puder “fazer as coisas” para ele ou ela?

E se você for um filho lendo esse texto, antes de aprender a “acender fogueiras com pauzinhos”, saiba usar um fogão comum e preparar comida de verdade, arroz, feijão, carnes e salada. Depois disso vá aprendendo outras coisas, arrume sua cama, aprenda a lavar roupas, depois continue aprendendo… Aprenda a usar agulha e linha para ao menos pregar um botão a camisa, aprenda a fazer pão você mesmo…É serio. Esse básico faz uma falta enorme se um dia você tiver que se virar sozinho.

Não importa se é ou vai ser engenheiro, médico, cientista… Aprenda o básico.

E mais uma vez, acredite em mim quando digo que a vida é surpreendentemente imprevisível. Aprenda o básico e assim as coisas vão ficar mais fáceis, seja morando sozinho ou em alguma crise qualquer.

Fonte: Sobrivencialismo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato