background img

Doações para o Desafio do Balde de Gelo podem estar sendo usadas para torturar animais

Por: Fabio Chaves Do Vista-se

Nas últimas semanas, após ter a participação de pessoas conhecidas no mundo todo, uma brincadeira ficou famosa no Brasil e contou com a adesão de celebridades. O Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo) consiste em uma pessoa gravar um vídeo tomando um banho de água e cubos de gelo e nomear outras pessoas a fazer o mesmo. Caso a pessoa intimada não aceite, ela deve fazer uma doação para a ALS Association. A ALS é uma instituição norte-americana que levanta fundos para pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central. Com o tempo, a doença tira a capacidade do paciente se mover e pode matar. A causa parece muito justa e milhões de dólares já foram arrecadados com a brincadeira.

Na última quarta-feira (20), no entanto, a atriz e conhecida defensora dos Diretos dos Animais Pamela Anderson não aceitou fazer o desafio. Em sua página no Facebook (veja aqui), ela alega que, apesar de criativo e divertido, o Desafio do Balde de Gelo esconde uma realidade cruel: a experimentação animal. O dinheiro arrecadado com a brincadeira vai direto para o financiamento de laboratórios que torturam e matam animais em nome da ciência.

Mais do que recusar a brincadeira, Pamela Anderson lançou um novo desafio, pedindo para que a ALS pare de financiar testes em animais. A atriz lembrou que, segundo a FDA – Food and Drug Administration, que é o órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, mais de 90% das novas drogas testadas em animais falham quando colocadas na fase em que são testadas em humanos. Muitas descobertas foram feitas sem o uso de animais, com métodos in vitro e com modelos computadorizados.

Nesta sexta-feira (22), Dr. Neal Barnard, presidente do Physicians Committee for Responsible Medicine (Comitê de Médicos por Uma Medicina Responsável), também publicou um alerta em seu Facebook sobre o Desafio do Balde de Gelo (veja aqui). “Embora os desafiantes tenham boas intenções, podem não estar cientes de que suas doações podem estar financiando experiências com animais. Não é só ruim para os animais, mas traz como resultado tratamentos ineficientes.” – disse Neal.

Fonte: Vista-se

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato