background img

Congressistas republicanos conseguem autorização para processar Obama

Câmara dos EUA aprova medida por 225 votos a favor e 201 contra. Presidente é acusado de abuso de poder ao implementar lei de reforma da saúde. Democratas afirmam que objetivo dos republicanos é impeachment de Obama.


Dividida, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou, nesta quarta-feira (30/07), a abertura de um processo judicial contra o presidente Barack Obama, proposto pelos republicanos. O motivo alegado é abuso dos poderes constitucionais no contexto da lei de saúde, aprovada em 2010 e conhecida como Obamacare.

A câmara aprovou a medida por 225 votos a favor e 201 contra, mas os republicanos ainda não definiram um cronograma para, de fato, entrar com um processo contra o presidente.

Nenhum democrata votou a favor do plano, e o partido chamou o procedimento de eleitoreiro, acusando-o de ter como objetivo atrair eleitores conservadores às urnas nas eleições para o Congresso, em novembro deste ano.

“Em vez de me processar por fazer meu trabalho, quero que o Congresso cumpra o seu e faça a vida dos americanos que o elegeram um pouco melhor”, atacou Obama durante um discurso no estado do Missouri.

A medida aprovada permitiria que John Boehner, presidente da Câmara dos Representantes – uma das duas câmaras do Congresso americano, ao lado do Senado –, desse início aos procedimentos legais. “Isso não diz respeito a republicanos e democratas, mas sim à defesa da Constituição que juramos e agir incisivamente quando ela pode ser comprometida”, argumentou Boehner.

Os republicanos querem limitar o processo à acusação de que Obama falhou em seguir as determinações legais ao implementar a lei que reforma o sistema de saúde. Eles afirmam que o presidente aplicou as leis da maneira que queria, perigosamente transferindo poder do Congresso para a presidência. Assim, os republicanos alegam estar protegendo a divisão de poderes.

Os adversários do presidente democrata também acusam Obama de abuso de poder em outras questões, incluindo o episódio envolvendo o sargento Bowe Bergdahl. Na ocasião, Obama não teria notificado o Congresso com antecedência sobre a troca de cinco membros do Talibã detidos em Guantánamo pelo militar americano preso no Afeganistão.

John Boehner, presidente da Câmara dos Representantes, diz que medida tem como objetivo proteger a Constituição

Os republicanos também usam como argumento comentários feitos por Obama em janeiro deste ano. Na ocasião, o presidente anunciou que este seria “um ano de ação” para implementar suas prioridades, que ele colocaria em prática “com ou sem o Congresso”.

Já os democratas acusam a medida aprovada nesta quarta-feira de ser um prelúdio dos esforços para votar um impeachment contra Obama – sugestão que os republicanos dizem ser infundada.

As especulações sobre o impeachment de Obama têm sido populares entre ativistas conservadores. Os democratas as aproveitaram para arrecadar recursos dos apoiadores do partido. Com esse argumento de que os republicanos querem arruinar a presidência de Obama, os democratas arrecadaram 1 milhão de dólares nesta segunda-feira, segundo o comitê eleitoral do partido.

Processos legais do Congresso contra presidentes são raros nos EUA. Timothy K. Lewis, ex-juiz de um Tribunal de Recurso dos EUA, afirma que a ação poderia levar pelo menos entre um ano e meio e dois anos para tramitar por todo o sistema judicial federal.

Fontes: Verdade Mundial , DW

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Quase 100% dos israelenses concordam com a operação que acontece me Gaza, portanto, afirmar que é coisa do governo ou dos políticos de extrema direita é balela. Veja:
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/2014/07/1493649-gaza-envenena-israel.shtml

    É com isso que eles concordam:
    http://nevercastleadagain.wordpress.com/category/photography/

    Outro dia apareceu um no meu blog dizendo que são bonecos de cera ... putz!

    http://sanaud-voltaremos.blogspot.com.br/2011/06/limpeza-etnica-dos-palestinos-ou-israel.html

    Bolsonaro também apoia.
    http://www.carlosbolsonaro.com.br/Jair_Bolsonaro_Deputado_Federal_Oficio_32_Embaixador_Israel_Nota_de_Apoio.pdf

    Deveriam encher a caixa postal dele com estas fotos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato