background img

Câmeras de segurança vão ganhar ouvidos inteligentes

O cerne da tecnologia é o tratamento das ondas sonoras captadas pelos microfones por meio de um software de inteligência artificial.[Imagem: Daccord/CNPq/Divulgação]
Brevemente as câmeras de segurança, além de olhos, terão ouvidos. E um cérebro para processar o que ouvirem.

Apoiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pesquisadores de Recife (PE) estão desenvolvendo um equipamento capaz de identificar um grande número de sons como de arrombamentos, vidros quebrando, disparos de armas etc.

O sistema também poderá ter outros usos além da vigilância patrimonial, incluindo detectar quedas de pacientes ou idosos, acidentes domésticos, batidas de veículos e outros.

Apesar de receber o nome de Projeto Microfone Inteligente Conectável (MIC), o cerne da tecnologia é o tratamento das ondas sonoras captadas pelos microfones por meio de um software de inteligência artificial.

"Hoje estamos 'ensinando' o sistema a detectar novos tipos de eventos sonoros e em breve teremos testes em diferentes ambientes acústicos internos, por exemplo, dentro de casas, apartamentos, empresas etc," explica o pesquisador Américo Amorim.

O protótipo já está sendo apresentado a potenciais clientes para gerar receitas em uma escala que permita que a empresa dos pesquisadores, a Daccord, possa dar suporte e aperfeiçoar o sistema.

A tecnologia tem como ponto-chave a fácil conectividade, permitindo que os sensores sejam plugados diretamente a uma rede, sem a necessidade de um computador. Isto tornará possível transmitir os alarmes e o áudio captado por meio dos sistemas de monitoramento já existentes.

"É um desafio desenvolver um software 'leve' o suficiente para rodar em pequenos dispositivos como celulares e minicomputadores, permitindo que o MIC tenha tamanho reduzido, baixo consumo elétrico e custo acessível, segurança e, no futuro, proporcionando qualidade de vida às pessoas", disse Amorim.



Fontes:Verdade Oculta30 Tv , Inovacao Tecnologica


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato