background img

Panorama Copa: 10 dicas da Fifa para estrangeiros no Brasil

Reprodução: The Fifa Weekly
A Fifa divulgou uma matéria em sua revista semanal (The Fifa Weekly), intitulada “Brazil for Beginners” (ou “Brasil para Iniciantes”), contendo 10 dicas “irreverentes” para os estrangeiros que irão visitar o Brasil durante a Copa do Mundo.

A foto da matéria mostra uma cena típica das praias cariocas, onde duas brasileiras, usando biquíni (fio dental), se bronzeiam e assistem à uma partida de futebol nas areias escaldantes de Ipanema. E o mascote do Brasil também está lá, o tatu-bola Fuleco!

Além disto, eles informam que são esperados aproximadamente 600 mil visitantes para a Copa do Mundo, e que, se o leitor for um desses visitantes, sugerem 10 dicas “importantíssimas” para evitar qualquer “problema” cultural ;-)

As “10 DICAS” da FIFA para estrangeiros no Brasil

1 – “Sim” nem sempre quer dizer “sim”: Brasileiros são pessoas alegres e otimistas e nunca começarão uma frase com a palavra “não”. Existem, porém, graus de afirmação quando eles utilizam a palavra “sim”. De fato, para os brasileiros, “sim” significa “talvez”, então, se alguém falar para vc: “Sim, eu te ligo de volta”, não espere que o telefone vá tocar nos próximos cinco minutos.

2 – Horário flexível: Pontualidade não é uma ciência exata no Brasil. Quando marcar um encontro com alguém, ninguém espera que você estará no lugar combinado na hora exata. O padrão é geralmente contar com um atraso de 15 minutos.


3 – Contato corporal: Homens e mulheres brasileiros não estão familiarizados com o costume europeu de manter uma certa distância entre as pessoas. Eles falam com as mãos e não hesitarão em tocar nas pessoas com quem estão conversando. Em boates, isso pode facilmente se transformar num beijo, mas isso não deve ser mal interpretado. Um beijo no Brasil é uma forma descontraída de comunicação não-verbal e não um convite para ir mais além.

4 – Filas: Ficar pacientemente aguardando em uma fila não está no DNA do brasileiro. Subindo em uma escada rolante, por exemplo, o modelo britânico de formar uma fila em um dos lados não existe. Pelo contrário, os brasileiros preferem cultivar o caos e, de algum modo, encontrar uma maneira de chegar lá em cima (geralmente).

5 – Moderação: Se você for a uma churrascaria que oferece rodízio e imediatamente quiser partir para o menu de carnes, lembre-se de duas coisas: não coma nada por pelo menos 12 horas antes e coma a comida em pequenas quantidades, porque as melhores carnes geralmente são servidas apenas no final.

6 – Sobrevivência do mais forte: Nas ruas, os pedestres são totalmente ignorados e, mesmo nas faixas de pedestres, dificilmente algum motorista irá parar de forma voluntária. A única prioridade respeitada pelos motoristas é simplesmente definida pelo veículo de maior tamanho.

7 – Experimente um pouco de açaí: Os frutos da Amazônia fazem maravilhas. Eles são agentes emagrecedores naturais, previnem rugas e dizem que têm o mesmo efeito de uma bebida energética. Algumas colheradas em um desses, durante o intervalo, podem ajudar até o mais cansado dos jogadores de futebol a recuperar sua energia.

8 – Topless: A imagem de mulheres com pouca roupa e fantasias pelo corpo, talvez sejam comuns no carnaval, mas isso não é o que você verá no Brasil no dia a dia. De fato, apesar dos biquínis brasileiros serem menores que os europeus, as brasileiras nunca fazem topless na praia. Bronzear-se na praia fazendo topless é proibido e pode resultar em multa.

9 – Não fale Espanhol: Os turistas que tentarem se comunicar em espanhol no Brasil terão a sensação de estarem falando com surdos. A língua nacional do país e o português brasileiro, uma variante do português. E se você falar que Buenos Aires é a capital do Brasil, pode esperar para ser deportado.

10 – Tenha paciência: No Brasil, as coisas são geralmente feitas no último minuto e, se existe alguma coisa que todos os turistas devem se lembrar, é: não perca a paciência e mantenha os nervos calmos. No final, tudo dará certo e ficará pronto a tempo. Isso vale inclusive para os estádios de futebol. De fato, a filosofia de vida dos brasileiros pode ser resumida com a seguinte frase: “relaxa e aproveita” (“relax and enjoy”).

Nota da Fifa
De acordo com uma nota enviada à Folha, a Fifa informou que “a matéria tinha tom leve e em nenhum momento teve como intenção criticar o Brasil. O Objetivo era mostrar a característica descontração do povo brasileiro. De qualquer forma, estamos retirando o conteúdo da internet e pedimos desculpas se foi interpretado como uma crítica ao país.”

Para ver a matéria (Inglês) em PDF clique aqui

… eu só li verdades! Desta vez, acho que tenho que concordar com a FIFA em 100% ;-)

Golzinho humano
Só não entendi uma coisa… na foto da matéria, será que aquelas duas mulheres estavam servindo de traves para demarcar o gol?!

- Isso é um absurdo! O governo brasileiro deveria protestar… onde já se viu publicar uma imagem dessas utilizando duas brasileiras para este fim! O povo brasileiro nunca se sujeitaria a este tipo de coisa!

- Fifa, desta vez vcs foram longe demais! (antes que alguém ache que estou falando sério, isto é apenas uma ironia) ;-)
Abraços,

Fontes: Canal Do Otário , Folha , The Fifa Weekly , Uol

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato