background img

Padaria testa drone para entrega de pães no interior de SP

Divulgação / "Serviço será feito em condomínios fechados, para evitar roubos"
Empresário espera autorização de agência do governo federal responsável pelo tráfego aéreo; aparelho pode transportar até 3,5 quilos

FRANCA - Uma padaria de São Carlos, no interior paulista, está testando o uso de um drone (avião não tripulado) para a entrega de pães. A ideia é que o consumidor pague uma taxa de R$ 2 e os pães sejam entregues dentro de poucos minutos, em suas mãos, por via aérea.

Os primeiros testes foram satisfatórios, mas para colocar a novidade em prática será preciso aguardar uma autorização do governo, já que não existe no Brasil uma lei que regulamente o uso desse tipo de aeronave. Por isso, já foi feito o pedido e é aguardada uma regulamentação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A discussão para inserir o uso de drone nessa atividade será discutida em audiência pública ainda este ano. O pedido partiu da Pão To Go, uma padaria drive-thru criada em São Carlos e que hoje já tem unidades em diversos locais. O mentor da ideia, o empresário Tom Ricetti, conta que já foram realizados três testes com a aeronave.

Ele diz ter se inspirado ao ver uma reportagem sobre a gigante do varejo on-line Amazon e a rede americana de pizzarias Domino's, que anunciaram o interesse em usar aviões não tripulados para entregar produtos aos clientes. "Achei que entregar pães, doces e outros produtos leves seria ainda mais fácil".


A partir daí ele adquiriu o aparelho que voa com seis hélices e pode transportar até 3,5 quilos. A aeronave não deverá aterrisar na casa do comprador, mas soltar a encomenda a no máximo 3 metros de altura numa embalagem que não prejudique a mercadoria.

As entregas em um primeiro momento se resumiriam a regiões no entorno da padaria e a produtos sólidos, como pães e bolos. O serviço também seria voltado a condomínios por medida de segurança, já que existe o receio de que o aparelho seja derrubado ao descer em áreas comuns.

Evolução. O drone não deve acabar com as entregas feitas por motos, mas representaria uma evolução nesse serviço. Hoje a padaria conta com 112 franquias no Brasil, nos Estados Unidos e Argentina, já estando em negociação novas unidades no Chile e Angola.

O investimento inicial para abrir uma franquia gira em torno de R$ 180 mil e, de acordo com o proprietário da rede, o retorno pode acontecer em até um ano a partir do funcionamento do negócio.

Fonte: Estadão Msn

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Olá Natanael .
    Passando para conferir esta noticia onde você escreve que
    padaria testa drone para entrega de pães no interior de SP.
    Você estar de acordo com este esquema,ou acha que é mais um gasto com o dinheiro do contribuinte.
    Que para mim é apenas mais um gasto qual poderias usar esta grana com algo mais urgente em São Paulo.
    Grata por compartilhar esta novidade qual estão querendo perpetrar em SP...
    Um excelente dia e que esta semana seja repleta de muitos acontecimentos e de alegrias
    Um braço afetuoso.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir
  2. Fala sério!Vou pagar 2,00 pra ter meus pães jogados de três metros de altura?E se eu pedir um pedaço de bolo com cobertura de chantilly?Uma garrafa de refri?Esse dono de padaria deve tá viajando!Ri muito com a novidade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato