background img

O Robo­cop brasileiro

Pode pare­cer brin­ca­deira o titulo deste meu artigo, mas não é. Agora a poli­cia mili­tar do Rio de Janeiro e de São Paulo, vai usar uma arma­dura bem pare­cida com a do Robo­cop. Toda essa “para­fer­ná­lia” que os PMs do Bata­lhão de Poli­ci­a­mento em Gran­des Even­tos (BPGE) e Agen­tes da Ronda Osten­siva com apoio de Moto­ci­cle­tas (Rocam), pesa quase 10 qui­los. Essa arma­dura vai ser usada durante a copa do mundo, mas já está a dis­po­si­ção da poli­cia para con­ter os pro­tes­tos vio­len­tos. Os poli­ci­ais terão um capa­cete que resiste à pene­tra­ção de obje­tos pon­ti­a­gu­dos, um colete que pro­tege as cos­tas, o tórax e os ombros, além de cane­lei­ras que envol­vem ainda os joe­lhos e os pés. Tudo feito de um mate­rial plás­tico super-​resistente, mas não à prova de balas. Além disso o coman­dante do bata­lhão reve­lou que a arma­dura tam­bém pro­tege con­tra rojões e pedras.

Se alguém se depa­rar com um “Robo­cop” por aí nos pró­xi­mos dias, não se trata de um folião fan­ta­si­ado para o car­na­val, mas de um poli­cial do Bata­lhão de Poli­ci­a­mento em Gran­des Even­tos (BPGE). A para­fer­ná­lia que PMs vão usar para se pro­te­ger em mani­fes­ta­ções pesa dez qui­los. O Equi­pa­mento de Pro­te­ção Indi­vi­dual (EPI) foi com­prado para a Copa do Mundo, mas já está pronto para ser usado em pro­tes­tos em que hou­ver vio­lên­cia, como a pra­ti­cada por black blocs. Os poli­ci­ais terão um capa­cete que resiste à pene­tra­ção de obje­tos pon­ti­a­gu­dos, um colete que pro­tege as cos­tas, o tórax e os ombros, além de cane­lei­ras que envol­vem ainda os joe­lhos e os pés. Tudo feito de um mate­rial plás­tico super-​resistente, mas não à prova de balas.

A pro­te­ção das mãos pode supor­tar até 500 graus. Na cin­tura é pos­si­vel car­re­gar armas não letais e letais. Fora toda essa pro­te­ção, os trei­na­men­tos dos poli­ci­ais em artes mar­ci­ais foi inten­si­fi­cado. Para Vil­la­res, coman­dante do bata­lhão o equi­pa­mento espe­cial fará com que seus homens se apro­xi­mem dos mani­fes­tan­tes mais exal­ta­dos, além de redu­zir o número de lesões nos poli­ci­ais. O único incon­ve­ni­ente é que, durante um pro­testo, o poli­cial anda, em média, de dez a 15 quilô­me­tros. Com mais equi­pa­men­tos, a mobi­li­dade do PM fica um pouco pre­ju­di­cada. Ape­sar de más­ca­ras anti­gás terem sido adqui­ri­das, a cor­po­ra­ção pre­tende não usá-​las com frequência:

Do trei­na­mento do poli­cial tam­bém consta o aumento da tole­rân­cia ao gás. Nossa ideia é che­gar à con­ci­li­a­ção, mas as revis­tas vão con­ti­nuar, pois elas são impor­tan­tes. Não vamos per­mi­tir que ata­quem o patrimô­nio público e pri­vado, nem que quei­mem ôni­bus ou atin­jam poli­ci­ais e pes­soas de bem.

Para quem irá nas mani­fes­ta­ções da copa do mundo é bom se pre­pa­rar pois se depen­der do Governo o “pau vai comer” para man­ter o grande tea­tro da copa. Bem vin­dos a Nova Ordem Mundial.


Fonte: Os Illuminatis

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato