background img

Chargista Latuff comenta campanha de Dilma: 'querem falar que quem não apoia a Copa não é brasileiro'

O chargista Latuff, destacado na abordagem de temas políticos, comentou a campanha de ufanismo e demagogia na defesa da Copa do Mundo por parte do Governo Federal e associados.

Para Latuff, "vem aí propaganda do Planalto na linha quem não apoia a Copa não é brasileiro", de modo que, como estratégia de marketing, "Já se avizinha uma campanha de propaganda do Planalto em defesa da Copa do Mundo no Brasil. E que melhor maneira de se fazer isso do que apelar para o nacionalismo? Despertar a “pátria de chuteiras” com bandeiras do Brasil, façanhas gloriosas da seleção brasileira (no passado), tudo isso pra lembrar ao brasileiro de que ele é brasileiro (aliás, essa é uma das poucas situações em que ele se recorda disso) e criar a idéia de que quem não apoia a Copa é contra o Brasil. "

De forma crítica, o cartunista comentou o aspecto demagógico de tal campanha, bem como o uso da manipulação no discurso propagandístico: "A propaganda obviamente não vai citar as desapropriações, o estado de exceção que será imposto pela FIFA, a violência policial contra manifestações e o fato de que nenhum país que sediou a Copa do Mundo foi realmente favorecido por isso. O Rio de Janeiro mesmo, que em 2007 foi palco dos Jogos Panamericanos, não viu qualquer melhoria em sua infraestrutura por conta disso. A vida do povo não vai melhorar por conta da Copa, mas a vida das empreiteiras, das emissoras de TV e dos anunciantes, essa sim vai melhorar muito, com mais alguns milhões de dólares em suas contas bancárias."

Fonte: Folha Política

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato