background img

RoboEarth: Robôs Ganham Internet Particular para Auto-Aprendizado e Compartilhamento de Conhecimento (Skynet?)

Os cientistas podem ter condenado a humanidade. De uma só vez, uma pequena equipe de cientistas, com sede na União Europeia, deu aos robôs todas as ferramentas de que precisam para se levantarem e esmagarem a humanidade. O projeto é chamado RoboEarth (Terra dos Robôs), e se não tomarmos cuidado, isso é exatamente o que ele vai acabar criando.

Na surface, a RoboEarth soa suficientemente benigna. É basicamente um espaço on-line para robôs compartilharem suas experiências e aprender uns com os outros. Você pode, no entanto, também chamá-la de Skynet. RoboEarth é em suma uma internet somente para robôs, projetada especificamente para dar aos robôs uma "mente compartilhada". É um lugar onde os robôs podem obter inteligência e, eventualmente (talvez), tornar-se independente de seus criadores humanos.


Ainda mais terrível é o local onde os cientistas por trás da RoboEarth escolheram para testar o seu novo proto-Skynet: o consultório do médico. Para começar, os robôs que trabalham em equipes de quatro unidades irão completar tarefas favoráveis como a distribuição de água para os pacientes. Seguro como possa parecer, ainda estamos um pouco desconfiados sobre robôs; primeiro ganhando capacidades de aprendizagem independentes em torno de pessoas que tem dificuldades e menos capazes de se defender de uma eventual revolta. As primeiras tarefas de conhecimento que o grupo robótico irá aprender serão todas centradas em torno do quão frágil nós seres humanos realmente somos.

Eventualmente, a RoboEarth tem planos de se expandir para robôs programados para uso doméstico. Mesmo os robôs atuais de uso doméstico, como o Roomba (robô-aspirador para limpeza doméstica), será capaz de fazer upload de mapas de sua casa para a nuvem (o melhor para facilitar uma rápida tomada de controle, sem dúvida). Por outro lado, alguns especialistas estão dizendo que uma mente-colmeia de robô que pode ser facilmente desligada realmente fornece salvaguardas contra a invasão robô. Tomara que nós nunca tenhamos que descobrir se eles estão corretos nesse pressuposição.

O texto a seguir foi traduzido a partir do próprio site do projeto RoboEarth:

O que é RoboEarth ?



Na sua essência, RoboEarth é uma World Wide Web (internet) para robôs: uma rede gigante e repositória de banco de dados onde os robôs podem compartilhar informações e aprender uns com os outros sobre o seu comportamento e seu meio ambiente. Trazendo um novo significado à frase "experiência é o melhor professor", o objetivo da RoboEarth é permitir que sistemas robóticos se beneficiem da experiência de outros robôs, abrindo o caminho para avanços rápidos na cognição e no comportamento da máquina e, em última instância, chegar a interação homem-máquina mais sutil e sofisticada.

RoboEarth permite o compartilhamento e reutilização de
conhecimentos entre diferentes tipos de robôs.
A RoboEarth oferece uma infra-estrutura de nuvem robótica, que inclui tudo o necessário para fechar o ciclo de robô para a nuvem e de volta para o robô. O banco de dados RoboEarth armazena o conhecimento gerado por seres humanos - e robôs - em um formato legível por máquinas. Os dados armazenados na base de conhecimento da RoboEarth incluem componentes de software, mapas de navegação (por exemplo, localização de objetos, modelos globais), conhecimento de trabalho (por exemplo, fórmulas de ação, manipulação de estratégias), e modelos de reconhecimento de objeto (por exemplo, imagens, modelos de objeto).

O Mecanismo de Nuvem RoboEarth (RoboEarth Cloud Engine, também chamado Rapyuta) torna os poderosos processamentos computacionais disponíveis para robôs. Ele permite que os robôs descarreguem sua computação pesada para garantir ambientes computacionais na nuvem com mínima configuração.

O ambiente computacional do Mecanismo de Nuvem fornece acesso a banda larga para o repositório de conhecimento RoboEarth, permitindo que robôs se beneficiem da experiência de outros robôs.

Fontes:DVICE , BBC , Roboearth , A Nova Ordem Mundial

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato