background img

EUA: George W. Bush foi o Primeiro a Autorizar a Espionagem em Massa dos Cidadãos

Novos documentos divulgados pela mesma NSA dos EUA indicam que a ordem para a espionagem em massa de cidadãos foi dada pelo ex-presidente George W. Bush depois do ataque terrorista de 11 de setembro.

Como prova o diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Clapper, a unidade permanece no centro de um escândalo após revelações de Edward Snowden, George W. Bush deu ordens para reunir informações sobre "o conteúdo de certas negociações internacionais", bem como informações gerais de telefonemas (sem conteúdo de gravação) e tráfego de Internet.

Bush assinou seu primeiro decreto relacionado com o assunto em 04 de outubro de 2001, e em seguida, deu novas ordens quase todos os meses. Mais tarde, a partir dessas iniciativas, o Congresso aprovou uma lei especial sobre as atividades de inteligência estrangeira que a NSA usa até hoje.

Segundo Clapper, o principal objetivo desta decisão era "detectar e prevenir ataques terroristas dentro dos EUA." Ele explicou ainda que as direções dessas atividades mudaram ao longo do tempo, mas desde o início o presidente ordenou "minimizar a coleta de informações sobre os cidadãos americanos.



Embora a Inteligência Nacional dos EUA tente defender, os documentos divulgados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden desencadearam uma avalanche de críticas da sociedade americana e da comunidade internacional. Isto forçou a administração de Obama para rever os programas da coleta de informações pela inteligência e pedir peritos independentes (nota blog: estes tais peritos de independentes não tinham nada) para preparar um relatório sobre este assunto.

As recomendações foram apresentadas na semana passada na Casa Branca e o presidente da EUA deve anunciar em breve algumas mudanças no trabalho da Agência de Segurança Nacional. Na sexta-feira, Obama disse que espera faze-lo em "algumas semanas".

Enquanto isso, Obama voltou a tentar proteger a NSA, indicando que a agência "não realiza o monitoramento dentro do país." "É importante ressaltar que nenhum dos estudos mostraram que a NSA estava de alguma forma envolvidos na coleta ilegal de informações. Também é claro que as pessoas temem a possibilidade de tais violações no futuro", sublinhou o Presidente dos EUA.

Fontes:
RT , A Nova Ordem Mundial

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato