background img

Grupo anarquista grego envenena refrigerantes em protesto contra multinacionais

Uma organização anarquista grega declarou ter envenenado aleatoriamente milhares de garrafas de bebidas fabricadas pela Coca-Cola e pela Nestlé, para sabotar as atividades de ambas multinacionais na Grécia.

Em uma declaração de seis páginas enviada ao jornal digital zougla.gr e outros meios de comunicação, o coletivo, identificado como Federación Anarquista Informal-Complot Internacional por la Venganza, observou que a escolha do período de férias não foi acidental. Devido ao aumento do consumo, alegam que as multinacionais tendem a multiplicar os seus lucros nestes dias.

Em um vídeo que acompanhava o envio, a federação afirma que "não tem como objetivo envenenar pessoas inocentes" e esta foi a razão pela qual advertem pelo começo do boicote. "A finalidade é conseguir que estes produtos sejam retirados do comércio durante a ação de sabotagem e causem prejuízo econômico as corporações multinacionais".

As garrafas de meio litro de Coca-Cola ou Nestea "de todos os sabores", afirma o coletivo, já foram distribuídas entre distintas lojas e centros comerciais de cidades como Atenas e Tesalónica. Cada uma contém cerca de 100 mililitros de ácido clorídrico, o que dificilmente poderia matar a quem consumisse, porém seria capaz de deixar queimaduras graves no esófago e no estômago.

O grupo explica com detalhe por que escolheram o ácido clorídrico e não outras substâncias iguais ou mais perigosas: descobriram que somente este ácido não alteraria a cor dos refrigerantes. Deste modo seria impossível distinguir as garrafas envenenadas do resto.

Uma prova química realizada pelos jornalistas do zougla.gr revelou uma importante presença de ácido clorídrico na garrafa de amostra enviada junto com a declaração. O site informa também que a perícia posterior realizada em um laboratório profissional e por órgãos competentes confirmou o resultado.

Fontes: RTUnião Autônoma Popular

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato