background img

Fifa só perde de parceira da Uefa em eleição da pior empresa do mundo

Reuters Joseph Blatter, presidente da Fifa, em entrevista coletiva na Costa do Sauípe
Criticada pelos danos provocados pela organização da Copa do Mundo no Brasil, a Fifa é uma das oito empresas que concorrem ao prêmio de pior corporação do mundo em 2014 organizado pela 'Public Eye'. E a entidade criada para organizar o futebol mundial vai muito bem na eleição. Ou muito mal. A Fifa ocupa atualmente a segunda colocação na votação popular realizada pela internet com mais de 23 mil votos. Veja aqui.

Getty Manifestantes protestam durante a Copa das Confederações

À frente, com mais de 44 mil votos, está outro grupo ligado ao esporte mais popular do mundo, a petrolífera estatal russa Gazprom, alvo de ataques verbais nas últimas semanas depois de tomar a decisão de explorar petróleo no ártico. A Gazprom é uma das patrocinadoras da Uefa Champions League, do Zenit São Petesburgo, do Chelsea, do Schalke 04 e do Estrela Vermelha, da Sérvia.

Os protestos que têm se espalhado por todo globo contra a companhia russa - a brasileira Ana Paula Maciel ficou quase dois meses presa no país europeu no final deste ano acusada de terrorismo por participar de uma manifestação diante de uma plataforma de extração de petróleo - chegaram no mundo da bola.

Na última segunda-feira, na véspera de jogo contra o Copenhagen, pela Champions League, uma faixa com a frase ‘salve o Ártico, mostre um cartão vermelho para a Gazprom' surgiu às costas do zagueiro Pepe e do técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid, durante entrevista coletiva. No dia seguinte, bandeiras com palavras de ordem contra a empresa foram fincadas no gramado do Estádio Ernst-Happel, em Viena, antes do duelo entre Austria Wien e Zenit, também pela Champions.

A Fifa já sentiu na pele a insatisfação de parte da população brasileira contra ela. A onda de manifestações que parou o país em junho deste ano coincidiu com a disputa da Copa das Confederações, torneio preparatório para o Mundial de 2014.

Os atos que surgiram como forma de barrar o aumento da tarifa do transporte público cresceram e abraçaram diversas fontes de insatisfação dos cidadãos, entre elas os altos gastos públicos com a Copa, a remoção de moradias de famílias carentes para a construção de projetos ligados ao campeonato e a aprovação da Lei Geral da Copa, que garante isenção fiscal à Fifa e suas parceiras, monopólio da comercialização de produtos em um raio de 2 km dos estádios do Mundial etc.

Além da Gazprom e da Fifa, concorrem ao título de pior companhia do planeta em 2014 Syngenta, Bayer, BASF - as três juntas -, Gap, Marine Harvest, Glencore Xstrata, Eskom e HSBC. A eleição se estende até dias antes do início do Fórum Econômico Mundial, que acontece entre 22 e 25 de janeiro do ano que vem, em Davos, Suiça. Além do prêmio do público é entregue um prêmio do júri.

Fonte: Esportes Msn

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato