background img

Dica sobre os ingredientes dos alimentos

Sabe-se que os alimentos industrializados são obrigados a informar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos produtos que os compõem. Mas poucas pessoas sabem realmente ler estas informações. Segue aqui algumas dicas muito simples, mas que acho de grande importância para quem se importa com os produtos que consome.

Você sabia que a lista de ingredientes dos produtos industrializados aparecem na ordem decrescente de quantidade? Explicando melhor: o ingrediente com maior quantidade vem em primeiro, seguido pelo segundo produto que mais aparece no produto, e assim por diante.

Então agora fica fácil! É só você ler os primeiros ingredientes de um produto e vai ter uma boa ideia do que está comprando. Veja então um exemplo, de um suco comum de laranja.

A lista de ingredientes abaixo é do Suco Del Valle Néctar de Laranja. Note os primeiros ingredientes: água, açúcar e suco concentrado de laranja.

Clique na imagem para ampliar

Agora veja a lista de ingredientes do Suco Del Valle Laranja Caseira: água, suco de laranja e polpa de laranja.

Clique na imagem para ampliar

Sabendo agora que a lista de ingredientes segue a ordem da maior para a menor concentração de produtos, qual dos dois sucos é mais saudável? Veja que com o Del Valle Néctar, você está comprando água, açúcar e um pouco de suco concentrado de laranja. Na opção Dell Valle Laranja Caseira você comprou água, suco de laranja e poupa de laranja. Qual é a melhor opção? É claro que neste caso o Dell Valle Laranja Caseira possui mais suco e não tem açúcar adicionado, sendo a melhor escolha.

Já comprei sucos de laranja em que o primeiro ingrediente é “suco de laranja”. Olhe só, estão vendendo realmente suco de laranja por aí, ao invés de água e açúcar! :-)

Note que a ordem na lista de ingredientes é uma legislação da Anvisa, e vale para todo tipo de alimento industrializado. Da próxima vez que for ao mercado dê uma olhadinha nos rótulos dos produtos que comprar e faça escolhas mais conscientes e saudáveis. Afinal, por que comprar água e açúcar, se você quer suco de laranja? :-)



Fontes: Transpirando , Vlog do Manual do Mundo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato