background img

Brasileiro divulga imagens de exoesqueleto controlado pela mente

Miguel Nicolelis, um dos mais célebres neurocientistas do mundo, demonstrou recentemente imagens de um exoesqueleto robótico que ajudará um paciente tetraplégico a dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho de 2014, em São Paulo.

O exoesqueleto é conectado ao cérebro do paciente, que então controla normalmente as partes mecânicas como se fossem membros do corpo. O equipamento faz parte do projeto “Walk Again Project”, e tem como objetivo construir no Brasil a primeira neuroprótese que permitirá com que um paciente tenha de volta a mobilidade mesmo após paralisias graves.

No começo de novembro, candidatos a usar o equipamento na partida de abertura da Copa já estão fazendo exercícios e preparação física em São Paulo, na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Os escolhidos serão jovens com lesão medular incompleta, isto é, que ainda permitem uma certa locomoção.

O Walk Again Project engloba aproximadamente 100 cientistas norte-americanos, europeus e brasileiros. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke (EUA), instituições de Lausanne (Suíça), Berlim, Munique, Natal e São Paulo.


Fontes:Exame , G1 , Mistérios do Mundo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato