background img

Rastreamento dos Correios #FAIL

A cada dia que passa, os Correios se superam… e encontram as maneiras mais diversas de foder os clientes!

Desta vez é através da nova página de rastreamento de encomendas.

A Nova Interface de Rastreamento

Desde setembro, os Correios lançaram uma nova interface para o sistema de rastreamento em seu site!


Agora, tudo está muito mais “bonito e eficiente”!
- Oooooh que legaaaaaal!

Bonitinha mas ordinária!

- Se antes era ruim, agora está ainda pior!

A nova interface, pode até ser mais “bonitinha” que sua antecessora, porém, eles reduziram drasticamente a quantidade de informações que podem ser consultadas pelo usuário.
Antes, era possível verificar (mesmo que de forma precária) o histórico do rastreamento de uma encomenda. Mas agora, várias informações foram suprimidas (escondidas), como o nome das agências por onde a correspondência está transitando, ou mesmo informações que indiquem falhas operacionais (ou seja, justamente as informações que mostram o quão incompetentes eles são)!
Foi reduzido também o período para efetuar consultas. Agora, as informações de rastreamento de objetos registrados estão disponíveis por apenas 90 dias após a data de postagem. Consultas anteriores a este período não podem mais ser realizadas.

Ocultando Falhas

Na prática, este “novo” sistema de rastreamento, apenas dificulta ainda mais o acompanhamento da encomenda por parte do usuário, que fica completamente cego, caso queira fazer algum acompanhamento mais detalhado.
Mas acho que é exatamente isto o que os Correios querem, não é mesmo?
Afinal, se o usuário não possuir um histórico do que aconteceu com a sua encomenda, como atrasos ou extravios, ficará muito mais difícil para que uma reclamação seja efetuada.

- Espertinho eles, né?! “Resolveram” o problema da própria incompetência, simplesmente, jogando a sujeira debaixo do tapete!

Exemplo

A melhor forma de entender a sacanagem que os Correios estão fazendo, é através de um exemplo.
Nas imagens a seguir, é apresentado uma das etapas do rastreamento de uma encomenda que saiu do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, e que deveria ter sido entregue em até 2 dias úteis! Porém, esta encomenda sofreu o atraso de 1 dia e só foi entregue no 3° dia útil!

- Mas o que será que aconteceu?

De acordo com o novo sistema (ver imagem a seguir), nenhuma informação é dada a respeito do motivo deste atraso! O cliente simplesmente fica sem nenhuma informação do que aconteceu!

Sistema Novo

Mas, de acordo com o sistema antigo (ver imagem a seguir), a mesma informação é apresentada de forma diferente (com um pouco mais de detalhe). É possível observar que ocorreram “problemas operacionais” (em 04/09/2013 19:33), que impediram que a entrega fosse realizada naquela data. Ou seja, o pneu do carro (ou bicicleta) do carteiro pode ter furado, o carteiro não teve tempo para efetuar a entrega, aconteceu algum acidente, ou ele pode ter sido abduzido por algum alienígena ou gnomo! Enfim, ocorreu algum problema que não foi causado pelo cliente.

Sistema Antigo


Indenização

Muita gente não sabe, mas no caso de descumprimento do prazo de entrega por parte dos Correios, devido à falha na prestação do serviço contratado, o cliente tem o direito de receber uma restituição do preço postal, conforme percentual especificado a seguir:

50% – SEDEX 10 e SEDEX Hoje
30% – SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal
20% – e-SEDEX

Portanto, se vc pagou 30 reais para enviar um SEDEX, vc receberia cerca de 10 reais caso sua encomenda sofresse algum atraso.

OBS: mesmo que a encomenda tenha atrasado apenas 1 (um) único dia, o cliente tem direto a esta indenização. Basta solicitar!

Acredite se quiser

No exemplo citado, ao solicitar a indenização referente ao não cumprimento do prazo de entrega, o cliente recebeu a seguinte resposta dos Correios:
Num fode, Porra!

Quando o destinatário está ausente, esta informação é destacada no histórico. Na imagem a seguir, podemos observar um exemplo de quando isto acontece. Onde eles apenas substituíram a msg: “Destinatário ausente” por “Carteiro não atendido”.

Sistema Novo


Sistema Antigo


Mas no caso citado anteriormente, o próprio sistema (antigo) dos Correios informa que ocorreram “problemas operacionais“.
Ou seja, eles tentaram enganar o cliente na maior cara de pau, maquiando as informações do novo sistema de rastreamento. Ou será que foram os gnomos que sumiram com estas informações?!

Disponível

Se vc está com problemas semelhantes ou, simplesmente, quer consultar o sistema antigo de rastreamento, saiba que ainda é possível fazer isto (apesar deles terem removido esta função do site atual), basta acessá-lo a seguir:

Rastreamento antigo: http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.ResultList (caso este link não esteja funcionando, clique aqui e depois clique em “Nova Consulta” – no rodapé da página)
Rastreamento novo: http://www.correios.com.br/sistemas/rastreamento/

Não contavam com minha astúcia! ;-)

O que os Correios não esperavam, era que um “otário” iria descobrir essa malandragem deles ;-)
- Búuuu!!!

Otário A. Anonymous

Quer mais?

Caso ainda não tenha assistido ao vídeo dos Correios que fiz para o Canal do Otário, aqui está:



Fonte: Canal do Otário

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Gostei muito dessa matéria sempre tem coisas boas pra lê nesse site, continuem o trabalho excepcional que tem feito.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa matéria, inclusive do link para pesquisa do modo anterior que o Correios usava, continuem esse trabalho excepcional que o site tem promovido, obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato