background img

Doenças da época de guerra estão voltando devido à dieta deficiente

Criança comendo "lixo"
Doenças comuns durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, estão voltando devido à dieta baseada em junk food (comida vulgar) das crianças dos tempos atuais, informou o site Daily Mail. Segundo os especialistas, a alimentação das crianças hoje em dia, baseada em alimentos sem vitaminas e preparados no forno de micro-ondas, é pior do que a dieta que tinham os pequenos no período da recessão.
Mark Temple, responsável pela pesquisa, afirma que é “uma grande tragédia” que as famílias estão comendo pior hoje do que no período em que alimentos eram bem menos acessíveis. “Esta tendência é resultado da indústria alimentícia”, comenta.

Escorbuto e raquitismo são algumas das doenças que estão sendo novamente diagnosticadas nos consultórios pediátricos. Rhondda Valleys, membro do British Medical Association, comentou que tem observado o aumento do número destas doenças. “Quando eu ainda estava em treinamento, 10 anos atrás, pensávamos que nunca iríamos ver estas doenças novamente. Estas condições têm resultado a longo prazo, pois se os ossos são afetados pela deficiência de vitaminas, eles ficarão com problemas por toda a vida”, afirmou.

Especialistas disseram que a incidência de raquitismo aumentou quatro vezes nos últimos 15 anos e o motivo seria o consumo cada vez menor de vitamina D. O Royal College of Pediatrics and Child Health levantou que os casos passaram de 183 entre os anos 1995 e 1996 para 762 diagnósticos em 2011. O raquistismo é causado por falta de cálcio e vitamina D vindos dos alimentos como peixe e ovos, e faz com que os ossos não se firmem e fiquem mal-formados.
Durante a 2ª grande guerra, a qualidade da alimentação caiu muito
Últimos estudos mostram ainda que em 2008, 94 crianças foram tratadas com escorbuto, na Inglaterra, e os médicos classificam estes casos como resultado da má nutrição e não devido à uma situação isolada. O escorbuto é resultado da falta de vitamina C, vital para a manutenção do colágeno. Mas, como não é produzida pelo corpo, ela precisa ser reposta por meio dos alimentos e, caso contrário, pode causar lesões nos tecidos, gerando dores musculares e nas juntas, além de sangramento nas gengivas.

Mas, em contraponto com estas doenças, a obesidade também é um grave problema que tem preocupado os médicos. Últimos estudos mostram que 10% dos alunos ingleses começam na escola já acima do peso e este número aumenta para 20% quando avançam para o ensino fundamental. “Obesidade é um grande problema de saúde e precisamos fazer alguma coisa sobre isso”, afirma Dr. Mark Temple, da British Medical Association.

“Para alguns grupos, a dieta e a nutrição reverteu e passou a ser tão pobre em nutrientes como era há 100 anos. Mas a diferença entre aquela época e hoje é que atualmente é uma questão de escolha, já que frutas e verduras são muito mais acessíveis”, afirma Dra. Quirke.

Fontes: Chega 2012 , Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato