background img

Vazamentos da NSA dá dica de que Microsoft pode ter mentido sobre a segurança do Skype

A Microsoft pode ter enganado milhões de usuários do Skype em todo o mundo, de acordo com informações  vazadas pelo ex-empreiteiro da NSA Edward Snowden.

De acordo com os jornais The Guardian e  Washington Post ,  os documentos da Agência Nacional de Segurança vazados por Snowden  na última semana chamou a atenção dos norte-americanos preocupados com a vigilância de comunicações que envolvem os cidadãos dos Estados Unidos.

A NSA está regularmente mantendo os registros telefônicos de milhões de clientes da Verizon, de acordo com os documentos revelados, um programa separado chamado PRISM supostamente permite que investigadores federais tenham acesso à informação e o uso da Internet para os clientes dos maiores serviços online.

Um desses documentos, um slideshow examina como a NSA tem acesso a conversas realizadas ao longo de nove principais serviços de Internet, e isto pode ter pego a gigante Microsoft em uma mentira.

Ryan Gallagher do Slate notou esta semana que um dos slides citados pelo Washington Post foi rotulado como o"Guia do Usuário para escuta PRISM Skype", sugerindo que a NSA tem em prática um método de espionagem de conversas realizadas entre  o popular cliente Web, adquirida em 2011 pela Microsoft.

De acordo com o slide, os agentes da NSA podem ouvir ou assistir aos chats do Skype "quando uma das extremidades da chamada é um telefone convencional com qualquer combinação de 'áudio, vídeo, chat, e transferência de arquivos. "

"Essa informação é importante por uma série de razões", escreveu Gallagher, mas o mais importante, talvez, é a forma como ele se compara com observações da Microsoft. Como RT escreveu em 2012, a Microsoft recebeu uma patente que prevê a "interceptação legal", tecnologia que permite que os agentes "silenciosamente tenham cópias transmitidas através da sessão de comunicação" sem pedir a autorização do usuário.

Na época, Gallagher foi um dos jornalistas mais críticos desta patente, A Microsoft incansavelmente ve isso como um programa previamente considerado altamente criptografado e duro de roer, mas que poderia fornecer um backdoor para agentes do governo. No entanto,  Mike Gillet  do setor Corporativo de Engenharia de Produto e Operações da Skype, explicou ao site ExtremeTech.com que a empresa estava fazendo mudanças em sua infra-estrutura,  para "melhorar a experiência do usuário"

"A Skype rejeitou a acusação em um comentário emitido pelo site ExtremeTech, dizendo que a reestruturação foi um upgrade e não tinha nada a ver com a vigilância", Gallagher escreveu na época: "Mas, quando eu repetidamente questionava a empresa se isso poderia facilitar atualmente pedidos de escuta, uma resposta clara não veio.

Citando a "política da empresa", Chaim Haas da Skype  não quis confirmar ou negar, dizendo apenas que o serviço de chat 'coopera com as autoridades policiais, tanto quanto é jurídica e tecnicamente possível.

Esta semana, Gallagher voltou ao assunto e explicou que a Microsoft agora está sob fogo graças ao vazamento das informações da NSA. Gallagher lembrou que a Microsoft foi levada a lançar um relatório de transparência no ano passado, em que uma parte significativa foi reservada exclusivamente para informações sobre resolver solicitações de dados feitas pelo Skype nas aplicações da lei.

"O relatório dedica uma seção inteira ao Skype e afirmou que, em 2012, não tinha entregado qualquer conteúdo às autoridades. A Microsoft também disse em nota que respeita o relatório de transparência nas chamadas feitas entre usuários Skype-Skype e diz que são criptografadas peer-to-peer, o que implica que eles não passam por servidores centrais da Microsoft e não podia ser escutado - exceto, talvez, se o governo implantou um espião Trojan em um computador direcionado para contornar a criptografia ", escreveu Gallagher.

Agora  o"Guia do Usuário para PRISM Skype"  mostra que o slide, e a história é muito diferente. "A NSA que pode ser capaz de agarrar comunicações de todos os usuários do Skype também põe em causa a credibilidade do relatório de transparência da Microsoft - especialmente a alegação de que em 2012   a transparência não aconteceu sobre o conteúdo de qualquer comunicação do Usuário", relata Gallagher .

"Além disso, de acordo com slides vazados e  publicados pelo Post , O Skype se tornou a primeira parte do programa PRISM da NSA em fevereiro de 2011 - três meses antes da Microsoft comprar o serviço das empresas Silver Lake e Andreessen Horowitz."

Em um comunicado enviado por email da Microsoft para Slate, a empresa disse que "foi tão longe quanto era legalmente capaz de documentar as divulgações da lei" e que "deve haver uma maior transparência sobre os pedidos de segurança nacional, a Microsoft gostaria que o governo  tome medidas para permitir que as empresas façam isso. "

A Declaração da Microsoft veio na mesma semana em que um de seus maiores concorrentes, Google, pediu ao governo para deixá-los  fornecer mais detalhes em seus relatórios de transparência regulares publicados online. Em uma carta enviada ao Procurador Geral dos EUA, Eric Holder e ao diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI) Robert Mueller na terça-feira, o Google pediu ao governo Obama para permitir e compartilhar mais informações.

"Os números do Google mostram claramente que o cumprimento desses pedidos está muito aquém das reivindicações que estão sendo feitas", disse David Drummond, diretor jurídico do Google. "O Google não tem nada a esconder."

Durante depoimento feito na quinta-feira perante o Congresso, Mueller disse que os vazamentos da NSA atribuída a Snowden "tem causado danos significativos para nossa nação e para a nossa segurança", e que o FBI e o Departamento de Justiça irá tomar "todas as medidas necessárias para manter a pessoa responsável." Enquanto isso, Reps John Conyers (D-Michigan) e Justin Amash (R-Michigan) teêm planos para propor uma legislação esta semana que exigiria que o governo oferece "fatos específicos e articulável" antes de solicitar os registros telefônicos dos cidadãos dos EUA.

Fontes: RT , Um Novo Despertar

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato