background img

Nota do Brasil está em cenário negativo, diz agência Standard & Poor’s


Postado por André Vicente

A Standard & Poor’s, uma agência de risco, destacou a nota brasileira para perspectiva negativa, o que significa que ela poderá ser rebaixada.

Mas, na prática, o que isso significa para o país? É que quanto melhor a colocação de um determinado pais, melhor preparado ele está no que diz respeito à atração de recursos.

Atualmente, o rating do Brasil é BBB. Isso quer dizer que o país tem capacidade para que os compromissos econômicos sejam cumpridos, embora o país esteja sujeito a condições financeiras consideradas adversas.

Esta posição deixa o Brasil no degrau número dois no índice correspondente à graduação de investimento e é atribuída a países que cujos investimentos são considerados seguro por parte das agências.

A S&P disse que esta colocação do Brasil pode ser rebaixada dentro do período de dois anos se o crescimento no setor financeiro continuar a passos lentos, os fundamentos externos e fiscais estão fracos, além do Brasil ter perdido sua credibilidade da política financeira e a agência considerar que o país tenha perdido boa parte de administrar o que é chamado de um “choque externo”.

A agência considera ainda que o atraso para implementar ações que venham a impulsionar a aplicação de recursos privados, principalmente no setor de infraestrutura, pode fazer com que o diminua o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 e 2014, aumentando a perigo do fisco enfraquecer, elevando ainda o custo da conta do governo.

Apesar de a perspectiva ser negativa, a agência assinalou que, caso o Brasil implante iniciativas consideradas consistentes e que possam aumentar a confiança que o setor privado tem o rating do Brasil pode ser revisado para estável.

A revisão leva em conta as notas a prazo longo para a moeda local e estrangeira, que em 2011 haviam sido definidas. A S&P prevê que o PIB brasileiro cresça 2,5% neste ano.

Fontes:
Notícias BR , O Mensageiro do Fim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato