background img

Cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, é o novo Papa, Francisco

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.

Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

O novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo). Na breve aparição, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.

O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

Sacerdote jesuíta nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Bergoglio é filho de italianos. Ele formou-se em um curso técnico, mas, aos 21 anos, em 1957, decidiu converter-se em sacerdote, informa o jornal La Nación. Mais tarde, estudou teologia na Alemanha.

Membro da Companhia de Jesus, foi considerado um dos mais fortes candidatos a suceder João Paulo II, em 2005. Ele teria ficado em segundo lugar na votação, segundo informações que vazaram sobre o conclave, apesar das regras de sigilo absoluto sobre a votação. Ratzinger teria liderado o primeiro turno, com 47 votos, seguido por Bergoglio, com 10. No segundo, 30 votos separaram Ratzinger de Bergoglio. No terceiro, Ratzinger ficou ainda mais perto dos dois terços dos votos necessários para ser eleito, até que foi escolhido papa no quarto escrutínio.





Fontes:
G1 , Veja

Um comentário: Leave Your Comments

  1. EU AINDA ACHO Q SÃO TRES BESTINHAS ,O BENTO,O IDOLO DO JP,E O FRANCISCO ,ESSE DEVE SER O TAL PROFETINHA A SERVIÇO DA ELITE.É DIVAGARINHO AGENTE DESCOBRE TUDO O Q TA INCOBERTO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato