background img

Será que as calorias informadas nas embalagens de alimentos estão corretas?

Fonte da imagem: shutterstock
Diferenças entre os dados nutricionais informados e os reais podem enganar os consumidores.

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini 

Se você é do tipo que cuida da alimentação e se preocupa com a quantidade de calorias que consome, alguma vez se perguntou se as informações nutricionais presentes nas embalagens dos alimentos — ou até mesmo nos cardápios de alguns restaurantes — estão corretas? O pessoal do The New York Times decidiu averiguar, descobrindo que, provavelmente, estamos consumindo sem saber muito mais calorias do que pensamos.

Cinco alimentos corriqueiros (um muffin, um burrito, um sanduíche natural, um lanche da Subway e um Frappuccino da Starbucks), que poderiam ser facilmente consumidos em um único dia por um habitante de Nova York, foram levados ao laboratório. Os produtos passaram por alguns testes de precisão para que a quantidade real de calorias fosse determinada e, então, comparada com as informações nutricionais presentes nas embalagens.

Discrepâncias calóricas

Quatro dos cinco alimentos testados apresentaram dados discrepantes, e a soma de todos eles resultou em uma quantidade sobressalente de 550 calorias! E se você pensa que essa diferença é pouca coisa, para que você tenha uma ideia ela equivale a um quarteirão com queijo do McDonald’s, dois hambúrgueres simples, duas barras de chocolate pequenas ou duas rosquinhas com cobertura de chocolate. Ou seja, más notícias para quem está de dieta.

Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

O único dos candidatos testados em laboratório que apresentou um número de calorias ligeiramente abaixo do informado foi o lanche da Subway. Todos os demais produtos tiveram resultados discrepantes, e o sanduíche natural apresentou o dobro de calorias do que o informado. Confira os resultados dos testes abaixo:
  • Muffin de banana e frutos secos: calorias informadas = 640 / calorias reais = 734,7;
  • Frappuccino grande, com chantilly: calorias informadas = 370 / calorias reais = 392,9;
  • Burrito: calorias informadas = 1175 / calorias reais = 1295;
  • Lanche da Subway: calorias informadas = 360 / calorias reais = 350,8;
  • Sanduíche natural: calorias informadas = 228 / calorias reais = 548,4 (quase a mesma quantidade de calorias presentes em um Big Mac!).
Falta de controle e precisão

Segundo a publicação, o problema parece estar na falta de um sistema confiável – e fiscalização por parte dos órgãos pertinentes – na hora de estabelecer as quantidades de calorias presentes em um produto. Enquanto algumas companhias realizam testes rigorosos e precisos, a grande maioria utiliza métodos bem menos confiáveis, somando na ponta do lápis as calorias de cada ingrediente ou, ainda pior, simplesmente inventando um número qualquer.

Para aqueles que seguem dietas e contam a quantidade de calorias para se manter na linha, a verdade é que essas pessoas podem estar consumindo muito mais do que pensam. Já os que não estão muito preocupados com isso, esses sim provavelmente estão consumindo muito mais do que deveriam.

Fontes:
Mega Curioso , The New York Times

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato