background img

O objetivo oculto do aquecimento global??

Aquecimento Global, é sem dúvida um dos temas mais polémicos dos nossos tempos. Um tema que, praticamente, nasceu com o Clube de Roma, e que obviamente deixa logo os cépticos do aquecimento com a pulga atrás da orelha.

Bom, mas esse não é o problema. A grande guerra continua focada em poucas questões:

- Afinal o planeta está a aquecer ou arrefecer ?
- O gelo dos pólos está a derreter ou a aumentar ?
- A causa é natural ou de origem antrópica (humana) ?

Para essas questões encontramos inúmeras respostas e as mais variadas opiniões e teorias. Uns dizem que sim, o planeta aquece, o gelo derrete, o nível do mar sobe, o clima muda, tudo isso por causa dos humanos e as suas emissões de CO2 que criam o efeito estufa.

 Outros afirmam que, sim o gelo está a derreter no pólo norte mas está a aumentar no pólo sul. (??)

Já outros dizem que isso do efeito estufa é uma grande treta e que o aquecimento global é uma coisa natural e cíclica. Ainda neste ponto, outros afirmam, sim isto é cíclico mas o planeta não está a aquecer, mas sim a arrefecer e provavelmente atravessaremos uma mini era glaciar.

Alguns também dizem que, o planeta sempre teve variações de temperaturas e climas e que isto é uma coisa perfeitamente normal, e que os factores de tais ocorrências são externas ao planeta e não internas. Alguns adicionam também a esta teoria, que o objectivo desse circo todo é o lucro económico e a apropriação dos recursos naturais do planeta.

Como vemos existem várias teorias e elas são facilmente verificáveis por uma pequena pesquisa na Internet.

Independentemente de todas estas teorias e polémicas (pesquisar tambem "Climategate"), protocolos foram ratificados e objectivos foram traçados. Daí nasceu o famoso "Desenvolvimento Sustentável" que promete melhorias ambientais e cidades sustentáveis.

Esse conjunto de acções, reuniões e conferencias, levou nos até à mais recente Conferencia das nações Unidas sobre desenvolvimento sustentavel realizada em Junho de 2012. A RIO+ 20.

Sobre o assunto, o Jornal de Negócios diz o seguinte:

Um dos dois temas principais da Cimeira é a Economia Verde e a sua contribuição para a eliminação da pobreza. Este tipo de conceito tem de resto vindo a ser visto por muitos especialistas e organizações internacionais como uma das principais soluções para a actual crise internacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que uma transição do actual modelo industrial para uma economia mais verde deverá gerar entre 15 e 60 milhões de novos empregos nos próximos vinte anos. Este estudo, intitulado "Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: oportunidades de trabalho decente e inclusão numa economia verde", mostra que pelo menos metade da força de trabalho mundial — cerca de 1,5 mil milhões de pessoas — será afectada com a criação de novas vagas ligadas ao desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define Economia Verde como uma economia que "resulta numa melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social".
A Economia Verde parece ser a solução para um futuro risonho !

No entanto, após mais um pouco de pesquisa, descobrimos que existe um movimento que é contra a economia verde.

http://nogreeneconomy.org/pt-br/lancada-campanha-nao-a-economia-verde/

Mas porquê ???
A economia verde parece ser a solução para o futuro, não acha ??
Inconformados com esse movimento, devemos pesquisar os seus pontos de vista. Certo?
E foi o que foi feito!
Segue no vídeo abaixo o ponto de vista de um apoiante desse movimento e a explicação mais profunda do que é a "Economia Verde":



Ora essa !!
Isto faz-me lembrar um pouco a famosa divida pública e as privatizações...

E a si ?

Fonte:
Prova Final 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato