background img

Aumento abrupto de cancro cerebral "agressivo" na Dinamarca

O número de homens que desenvolveram tumores cerebrais agressivos quase duplicou na Dinamarca nos últimos dez anos.

Ninguém oferece uma explicação para o aumento – pelo menos por agora.

A Sociedade Dinamarquesa do Cancro está relatando que o número de homens diagnosticados com glioblastoma – o tipo mais maligno de cancro do cérebro – quase duplicou nos últimos dez anos. Hans Skovgaard Poulsen, o chefe de neuro-oncologia do Hospital da Universidade de Copenhaga, afirma ser um "desenvolvimento assustador."

A sociedade não está fazendo a ligação do aumento ao uso de telemóveis ou a qualquer outra coisa. "Nós não temos ideia do que causou isso", disse Poulsen num comunicado emitido pela Sociedade Dinamarquesa do Cancro em 2 de novembro.

Tanto o estudo Interphone como o grupo liderado pelo sueco Lennart Hardell têm relatado que o uso a longo prazo do telemóvel está associado a maiores taxas de glioma. (Glioblastoma é um tipo de glioma.)

"Eu acho que os dados são verdadeios e válidos", Christoffer Johansen da Sociedade Dinamarquesa do Cancro disse à Microwave News. Johansen é um membro da equipe que vem trabalhando no estudo de coorte dinamarquês, que tem vindo a investigar as possíveis ligações entre telemóveis e tumores cerebrais. O grupo tem mantido por muito tempo que não há nenhuma associação. (Para uma análise do estudo de coorte dinamarquês, siga este link.)
http://microwavenews.com/DanishCohort.html

Johansen, tal como Poulsen, não ofereceu qualquer explicação sobre o que poderá ter levado a este aumento.

Joachim Schüz, que costumava trabalhar na Sociedade Dinamarquesa do Cancro e está agora com IARC, não pôde ser contactado para comentar. Ambos Schüz e Johansen eram membros do projeto Interphone.

Schüz há muito tempo que diz não acreditar que os telemóveis apresentem um risco de tumor cerebral. Um de seus principais argumentos contra uma associação foi que as estatísticas nacionais de cancro se têm mantido relativamente estáveis .

Fonte:
Acordem

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato