background img

'Soja louca', doença misteriosa

Noticía veiculada em 2010 , mas para quem não sabia segue o artigo

Eles chamam isso de "doença de soja louca" no Brasil, onde vem se espalhando a partir do norte, causando perdas de produtividade de até 40 por cento, principalmente nos estados do Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Como seu xará doença da vaca louca e, é incurável [1, 2, 3].

Este é o mais recente fiasco OGM à tona desde o nosso relatório sobre a crise nos EUA [4] ( GM Crops Enfrentando Meltdown nos EUA , SiS 46), China [5] ( GM-Spin Meltdown na China , SiS 47), e Argentina [6] ( Tragédia da Argentina Roundup Humanos , SiS 48).

Doença de soja louca tem afligido soja esporadicamente nas regiões quentes do norte do Brasil nos últimos anos, mas agora está se espalhando para as regiões mais temperadas do sul ", com maior prevalência global", de acordo com um cientista do Departamento dos EUA de Agricultura.

A doença retarda a maturação das plantas infectadas indefinidamente, sendo as plantas permanecem verdes até que eventualmente apodrecer no campo. A parte superior deixa de fora fina, e as hastes engrossar e ficar deformado. As folhas também escurecem, comparando com plantas saudáveis, as vagens, quando formados, são anormais, com menos grãos.

Os pesquisadores ainda têm de encontrar uma cura para a doença, uma vez que ainda não tem certeza o que ela provoca. O principal suspeito de propagação da doença é o ácaro preto encontrado na palha quando a soja é cultivada em sistemas de plantio direto de produção.

De acordo com o USDA Rede Global de Informação Agrícola, o Brasil tem 24 milhões de hectares plantados com soja, 78 por cento dos quais são GM [3]. Além da doença de soja louca, soja do Brasil é, simultaneamente, atingidos por ferrugem asiática, que apareceu pela primeira vez em 2001-2002.
Grupos de produtores estão solicitando o órgão do governo brasileiro para acelerar a aprovação de mais fungicida eficaz para combater a doença, o que teria implicações significativas de custos. Mas para a doença de soja louca, nenhuma cura está próxima. Mato Grosso, que sozinha produz quase 30 por cento da safra de soja do Brasil, está entre os estados que trouxeram o problema da doença de soja louca "para a frente".





Cientistas norte-americanos identificaram mais de 40 doenças associadas ao glifosato e glifosato em plantios tolerantes

Doenças da soja GM não é mais uma surpresa. Cientistas seniores nos Estados Unidos, que estudaram glifosato e culturas tolerantes ao glifosato GM durante décadas, identificaram mais de 40 doenças relacionadas ao glifosato, e a lista está crescendo [7] ( cientistas revelam Culturas Glifosato venenos de solo , SiS 47). Culturas tolerantes ao glifosato desempenham um papel central na causa e propagação de doenças, não só para as culturas em si, mas também para outras culturas crescidas nas proximidades ou subsequentemente plantadas [8] ( culturas tolerantes ao glifosato Traga doenças e morte , SiS 47).
 
Os cientistas advertiram de "consequências terríveis para a agricultura." Don Huber, recentemente aposentado da Universidade de Purdue, declarou que o uso indiscriminado do glifosato em os EUA pode [7] "aumentar significativamente a severidade de doenças de plantas diversas, prejudicar a defesa da planta contra patógenos e doenças e imobilizam nutrientes de plantas solos, tornando-os indisponíveis para uso da planta. "

Referências

1. "O Brasil enfrenta a propagação da" doença de soja louca ", Agrimoney.com, 5 de Outubro de 2010,
http://www.agrimoney.com/news/brazil-battles-spread-of-mad-soy-disease--2316.html
2. "Doença de soja louca bate Brasil agricultores", Kieran Gartlan, DTN Progressive Farmer
Agosto 19, 2010, http://bit.ly/ajSdRA
3. Brasil, oleaginosas e produtos de atualização, a soja plantada recorde previsão de área para colheita 2010-11. Ganho / relatório, 2010/09/29, USDA estrangeira Serviço Agrícola, Informações agricultura global
4. Ho MW. Culturas GM enfrenta crise no. EUA Ciência na Sociedade 46
5. Saunders PT e Ho MW. Do Editores: GM colapso rodada na China. Ciência na Sociedade 47 , 2-3, 2010.
6. Tragédia Robinson C. Argentina Roundup humana. Ciência na Sociedade 48 (para aparecer).
7. Ho MW. Cientistas revelam culturas glifosato venenos e do solo. GM crise continua. Ciência na Sociedade 47 , 10-11, 2010.
8. Ho MW. Culturas tolerantes ao glifosato trazer doenças e morte. Ciência na Sociedade 47 , 12-15, 2010.

Fonte:
Institute of Science in Society

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato