background img

BRASIL FECHA COMPRA DE AVIÕES DE GUERRA - 36 CAÇAS - US$ 5 BILHÕES

OS CAÇAS DEVEM MESMO VIR DA FRANÇA E O ANÚNCIO SERÁ EM 2013

A compra dos aviões de caça não é um negócio estanque. Essas aeronaves fazem parte de um amplo processo de reequipamento das forças armadas do Brasil, e nesse contexto é com a França que as parcerias mais fortes estão sendo colocadas em prática. No mais, existe a questão de transferência de tecnologia de diversos tipos de equipamentos de guerra, levando os franceses também nesse quesito ampla vantagem.

Amorim mantém sigilo sobre processo de compra de caças

Gabriel Palma e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Defesa, Celso Amorim, evitou hoje (5) comentar o processo de negociação para a compra pelo Brasil de 36 caças, no valor de US$ 5 bilhões. Amorim reuniu-se hoje com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. Os franceses estão na concorrência com os caças Rafale, da companhia Dassault. Eles disputam a venda com mais duas empresas estrangeiras - o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab.

A definição é esperada para 2013.

Quando perguntado pelos jornalistas sobre o assunto, Amorim desconversou e disse que se trata de uma questão "de vários milhões de euros ou de dólares."

Le Drian reuniu-se hoje com Amorim, depois de passar pelo México. Na conversa, ambos prometeram aprofundar os projetos de parceria estratégica na área de defesa. Há propostas sobre compra e venda de submarinos e helicópteros militares, além de medidas técnicas. Existe um projeto conjunto para a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

“Tenho satisfação em receber o ministro da França, com a qual o Brasil tem cooperação em vários domínios, muito importantes na área da defesa. A França ajudou a fazer o Exército moderno no Brasil, a cooperação entre os dois países teve um impulso nos últimos anos”, disse Amorim.

Diferentemente do que foi publicado anteriormente pelo Terra com informações da Agência Brasil na notícia Após reunião, Amorim mantém sigilo sobre compra de caças, no dia 05 de outubro, às 17h38, o ministro da Defesa, Celso Amorim, não disse que a compra dos caças seja um tema tabu. A informação foi corrigida no mesmo dia, às 20h37.



Fontes:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6278932-EI306,00-Apos+reuniao+Amorim+mantem+sigilo+sobre+compra+de+cacas.html

http://007bondeblog.blogspot.com.br/2012/11/brasil-fecha-compra-de-avioes-de-guera.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/NIKX+(007BONDeblog)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato