background img

Produtos comuns, incluindo sabonetes, podem conter tóxicos extremamente nocivos à saúde

Veja também a matéria  Voce sabe o que é Bisfenol A ?

Pesquisadores americanos descobriram que uma exposição excessiva ao triclosan em jovens e uma exposição excessiva ao bisfenol A em adultos podem ter efeitos negativos sobre a saúde do corpo humano.

Pesquisas anteriores já haviam associado efeitos negativos ao triclosan e bisfenol A, mas tinham sido realizadas com animais. Este é o primeiro estudo que mostra como esses tóxicos influenciam a função humana.

O triclosan e o bisfenol A pertencem a uma classe de substâncias tóxicas ambientais chamadas de compostos desreguladores endócrinos (CDE), e podem imitar ou afetar os hormônios que causam riscos à saúde em seres humanos.

Segundo os cientistas, o triclosan pode ser encontrado em sabonetes antibacterianos, dispositivos médicos, pastas de dente, canetas e fraldas de tecido, e pode causar alergias em pessoas jovens. Já o bisfenol A pode ser encontrado na maioria dos plásticos, revestimentos de proteção em latas e alimentos, e pode prejudicar o sistema imunológico dos adultos.

Os pesquisadores utilizaram dados coletados entre 2003 e 2006. Eles compararam os níveis de anticorpos citomegalovírus (CMV) e o diagnóstico de alergias e de febre de feno (reação alérgica) a partir de amostras urinárias que continham bisfenol A e triclosan de adultos e crianças acima de seis anos nos EUA.

Os resultados mostraram que pessoas com mais de 18 anos com níveis mais elevados de bisfenol A tinham níveis altos de anticorpos CMV. Isso indica que o sistema imunológico da pessoa pode não estar funcionando corretamente.

Já aqueles com idade inferior a 18 anos, e com altos níveis de triclosan, tinham um risco aumentado de desenvolver alergias ou febre do feno.

Esses resultados, especialmente o do triclosan nos grupos etários mais jovens, podem apoiar a “hipótese da higiene”, que sustenta que viver em ambientes muito limpos e higiênicos pode afetar a exposição a microrganismos que são benéficos para o desenvolvimento do sistema imunológico das pessoas.

Por exemplo, usar uma quantidade excessiva de sabonetes antibacterianos com triclosan na infância pode alterar a forma como os sistemas imunológicos das crianças se desenvolvem, ao alterar os micro-organismos aos quais elas são normalmente expostas.

Outra conclusão dos pesquisadores foi que a exposição ao bisfenol A depende da idade. Os com mais de 18 anos que tinham níveis maiores de bisfenol A também tinham níveis altos CMV, mas o contrário ocorreu com as pessoas menores de 18 anos. Os pesquisadores acreditam que isso significa que o momento, a quantidade e a duração da exposição determinam como o sistema imunológico é influenciado pelo bisfenol A.

O próximo passo dos pesquisadores é usar esse estudo para descobrir se os efeitos a longo prazo do triclosan e do bisfenol A em seres humanos são uma relação causal. Afinal, o único problema do estudo atual é que ele mediu a exposição e a doença ao mesmo tempo, o que mostra apenas parte do quadro geral.

Por exemplo, é possível que os indivíduos que tenham uma alergia sejam mais higiênicos por causa dessa condição, e que a relação observada não foi, portanto, casual.

Fontes:
http://hypescience.com/produtos-comuns-incluindo-sabonetes-podem-conter-toxicos-extremamente-nocivos-a-saude/

http://www.dailytech.com/Study+Finds+People+Can+be+Too+Clean/article20260.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato