background img

Monsanto tenta criminalizar estoque de sementes e arrasta agricultor em tribunal

(NaturalNews) Como se a sua genética de adulteração de todo o mundo natural não fosse a ousadia, a Monsanto continua a intimidar os agricultores nos Estados Unidos, esperando desta vez empurrar sua agenda, através do mais alto tribunal do sistema de justiça.

A Suprema Corte concordou na semana passada em conhecer o recurso sobre o caso da Monsanto contra o agricultor de soja Vernon Hugh Bowman, localizado em Knox County, Indiana.

A Monsanto tem seguido um processo contra o argricultor de 74 anos de idade, alegando que fez uso não autorizado de suas sementes patenteadas Roundup Ready.

Bowman teria comprado semente adicional mais barato a partir de um vendedor de grão local e usado para plantar uma safra no final da temporada.

Ele repetiu esta atividade durante um período de oito anos, com início em 1999, sempre  plantando novas sementes geradas pela cultivo.

Embora Bowman estivissse guardando sementes apenas o plantio, a variedade da Monsanto é de 90% em relação a outras plantações nas fazendas ao redor de Bowman com 299 hectares, foi apenas uma questão de tempo antes que a contaminação ocorresse
Quando ocorreu, a Monsanto aprendeu a colheita de sementes de Bowman , enviarando seus advogados atrás dele por violação de patente, Bowman perdeu o caso nos tribunais de primeira instância em 2009 e foi condenado a pagar mais de Monsanto 84.000 dólares em danos e custos.

Depois, veio uma decisão posterior  do Tribunal de Apelação dos EUA para o Circuito Federal, que determinou que "uma vez que um produtor, como Bowman, planta as sementes contendo tecnologia Roundup Ready da Monsanto e a  geração da semente se desenvolve, o produtor passa a ser um "recém-infrator. "

A decisão foi totalmente suportado pelas políticas de Monsanto, pelas sementes geneticas e também pela tecnologia de pesticida na produção (para matar as pragas, ao romper seus estômagos) ou pesticida resistentes (para estimular a pulverização de culturas com mais produtos químicos).

A empresa proíbe os agricultores que comprem e guardem as sementes geneticamente modificadas para reutilizá-las  em um novo plantio, forçando os agricultores a comprar novas sementes a cada ano.

É um modelo de negócio que até agora permitiu a gigante aumentar as vendas de ambos os pesticidas Roundup e de suas sementes GM, simultaneamente.

Mas a equipe de Bowman não se renderia.  Tendo chegado tão longe em uma batalha de longa data contra a gigante da biotecnologia, ele e os  oponentes da engenharia genética esperam que o Supremo Tribunal Federal  derrube a decisão de segunda instância, quando for ouvido pelo tribunal neste inverno.

Administração Obama pressões para perpetuar a agenda da Monsanto

A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre este caso poderia enviar ondas enormes em toda a indústria de biotecnologia, impactando seriamente patentes envolvendo moléculas de DNA, nanotecnologias e outras ciências auto-replicantes.

Esse foi o aviso da Administração Obama, em um depósito que pediu ao tribunal para não levar o caso adiante.

Ele afirmou que "o incentivo para investir em inovação e investigação poderia ser diminuída" por uma decisão contra a Monsanto, que reduziu o prazo normal de 20 anos de proteção de patentes para apenas um ano, ou até mesmo a uma única estação de crescimento.

O governo aconselhou os juízes que não seria apropriado para eles lidar com as implicações de protecionismo de patentes contra as técnicas agrícolas tradicionais, declarando abertamente que "o Congresso está melhor equipado do que este tribunal" para tal tarefa.

A Monsanto concordou com esse raciocínio, insistindo ao tribunal que a decisão em favor do fazendeiro iria prejudicar irremediavelmente o seu modelo de negócio e que a sua capacidade "para proteger a sua tecnologia patenteada seria efetivamente perdida assim que a primeira geração do produto for introduzida ao mercado. "

Mas se as decisões anteriores do Tribunal Supremo são alguma indicação, a Monsanto não pode ter muita razão para se preocupar.

Para que não esqueçamos, foi uma decisão da Suprema Corte 1980 (Diamond v Chakrabarty) que pavimentou o caminho para a patente e Marcas dos EUA para começar a concessão de patentes sobre formas de vida específicas em 1985.

Desde aquela época, a Monsanto buscou agressivamente  adquirir mais patentes de engenharia e sementes do que qualquer outra empresa de biotecnologia.Portanto, faz sentido que uma decisão contra eles agora iria perturbar a idéia de equilíbrio.

Fazendeiros e amantes da liberdade frente a gigante da biotecnologia

No jogo de gato-e-rato a Monsanto vem há anos, tendo como alvo cerca de 500 plantações agrícolas para a investigação e, na verdade, a apresentação de cerca de 145 processos por ano, na qual podem finalmente estar se voltando para mordê-la em sua parte traseira

Como raiva constrói sobre as práticas antiéticas de negócios da Monsanto, os agricultores e membros da comunidade em todo o país estão começando a se organizar contra a gigante de biotecnologia.

Em um caso que está pendente a fiscalização do Tribunal de Apelação dos EUA para o Circuito Federal em Manhattan, Nova York, mais de 300.000 pessoas e 4.500 fazendeiros trouxeram a luta jurídica para a etapa da Monsanto (produtores de sementes orgânicas e Comércio Associação et al. Vs . Monsanto) procurando uma decisão proibindo a Monsanto de processá-los por violação de patente, se as suas plantações forem contaminadas pelas sementes GM.

Na Califórnia, o campo de batalha é a caixa de votação em novembro.Debates estão se aquecendo sobre a Proposição 37, que pedem para os eleitores exigirem a rotulagem de alimentos geneticamente modificados.

Vários estão preocupados com a saúde, as organizações estão trabalhando duro para garantir a informação real para as pessoas. Você pode apoiar a causa em: http://www.justlabelit.org e http://www.labelgmos.org

Liderando a campanha de educação está o Instituto de Tecnologia Responsável, que tem, com a ajuda de um doador generoso, na qual fez o novo e inovador  filme chamado Roleta Genética, disponível gratuitamente.Visite (http://geneticroulettemovie.com ) para assistir e compartilhar esse filme extraordinário e informativo.

Texto traduzido  do  Inglês

 
Fonte:
http://www.naturalnews.com/037589_Monsanto_saving_seeds_farmers.html  (Inglês)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato