background img

EUA e Espanha assinam acordo para implantação de escudo antimísseis

Destróier do escudo antimíssil na Europa - Wikicommons

Os EUA e Espanha assinaram um acordo que permitirá a implantação de uma parte do escudo antimísseis da OTAN na base naval de Rota, em Cádiz.

Segundo a TV Russia Today, a Espanha se junta ao grupo de países (Polônia, Romênia, Holanda e Turquia) que disponibiliza áreas para as instalações do sistema de defesa que deverá estar totalmente operacional em 2018.

Com o acordo, serão implantados quatro destróieres da Marinha dos EUA, equipados com interceptores e sistema de radar Aegis, capaz de eliminar os mísseis balísticos intercontinentais de alcance curto e médio.

O escudo elevou novamente a tensão entre EUA e Rússia

O Pentágono diz que o escudo europeu de defesa antimísseis se destina a proteger os países da região de uma suposta ameaça do Irã. Moscou tem repetidamente solicitado aos norte-americanos, garantias legais de que o sistema não é dirigido contra o território russo.

Ameaça

A Rússia está preparada para usar “força destrutiva preventiva” se os Estados Unidos forem adiante com o controverso plano de sistema de defesa antimísseis na Europa.

O alerta foi feito em maio deste ano pelo chefe do Estado-Maior Conjunto russo, o general Nikolai Makarov.

O candidato republicano a presidência dos EUA, Mitt Romney afirmou nesta semana que “não haverá flexibilidade” com o presidente russo, Vladimir Putin, em relação ao projeto norte-americano de escudo na Europa.

“Eu instalarei defesas anti mísseis eficazes para nos proteger das ameaças”, disse Romney.

Fonte:
http://ianoticia.com/2012/10/11/eua-e-espanha-assinam-acordo-para-implantacao-de-escudo-antimisseis/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato