background img

Neurocientistas conseguiram controlar os sonhos de Ratos. Os seres humanos poderiam ser o próximo?

Mice in Maze
© Fer Gregory / Shutterstock.com
Os investigadores que trabalham no MIT com sucesso manipulado o conteúdo do sonho de um rato por repetir uma sugestão de áudio que foi associado a eventos do dia anterior, ou seja, que funcionam através de um labirinto (o que mais).

A descoberta reforça a nossa compreensão de como a memória se consolida durante o sono - mas também tem potencial para a perspectiva de "engenharia de sonho."

Trabalhar em Picower do MIT Instituto de Aprendizagem e Memória, neurocientista Matt Wilson foi capaz de realizar esta façanha, explorando a forma como hipocampo do cérebro codifica auto-experientes eventos na memória.

Os cientistas sabem que o nosso hipocampo é ocupado no trabalho de repetir um número de acontecimentos do dia enquanto dormimos - um processo que é crucial para a consolidação da memória. Mas o que eles não sabiam era se ou não estes "replays" poderia ser influenciado por estímulos ambientais.

Para ver se isso poderia ser feito, Wilson e sua equipe treinou um grupo de ratos de percorrer um labirinto usando dois diferentes pistas de áudio. Os ratos aprenderam rapidamente que os tons foram úteis; som indicou que um alimento pode ser encontrado indo para a esquerda, enquanto o outro som indicou que uma recompensa alimentar os aguardava do lado direito. E enquanto os ratos estavam fazendo isso, os neurocientistas estavam gravando sua atividade neural.

Mais tarde, enquanto os ratos estavam dormindo, os pesquisadores mais uma vez registrou a atividade neural de seus cérebros. Usando a análise correlativa, Wilson confirmou que os ratos foram sonhando com seu labirinto navegar façanhas do dia anterior.

Mas quando os pesquisadores tocaram os sinais de áudio a partir da experiência, eles notaram uma coisa muito interessante: os ratos sonham sobre a seção do labirinto anteriormente associado com a sugestão de áudio. O experimento demonstrou que o conteúdo do sonho de um rato pode ser influenciada por re-ativar certas memórias enquanto eles estão dormindo.

Olhando para o futuro, os pesquisadores acreditam que este exemplo simples de engenharia sonho poderia abrir a possibilidade de um controle mais amplo do processamento da memória durante o sono - e até mesmo a noção de que as memórias podem ser selecionados ou reforçada, bloqueado ou alterado. Wilson também é com o objetivo de desenvolver novas abordagens à aprendizagem e à terapia comportamental através de tipos semelhantes de manipulação cognitiva.

Confira o estudo completo no Nature Neuroscience.

Fontes:
http://www.nature.com/neuro/journal/vaop/ncurrent/abs/nn.3203.html (Inglês)

http://chega2012.blogspot.com.br/2012/09/neurocientistas-conseguiram-controlar.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato