background img

Gato por Lebre...Estudo polêmico diz que comida orgânica 'não é mais nutritiva'




Um estudo da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que comida orgânica não é mais nutritiva do que os demais alimentos.

Na média, não foi detectada diferença na tabela nutricional, embora os alimentos orgânicos demonstraram conter 30% menos agrotóxicos.
A pesquisa contradiz o que muitos especialistas dizem sobre alimentos orgânicos. Os resultados do estudo de Stanford foram criticados por ativistas que fazem campanha por agricultura sustentável e produtos orgânicos.

'Surpresos'
O trabalho analisou dados de 17 estudos, que compararam pessoas que comeram alimentos orgânicos com outras que ingeriram não-orgânicos. Também foram observados 223 trabalhos sobre os níveis de nutrientes, bactérias, fungos e agrotóxicos em vários alimentos, incluindo frutas, legumes, grãos, carnes, leite e ovos.

Comidas orgânicas são produzidas de maneira a evitar o uso de agrotóxicos e outros defensivos agrícolas e com padrões menos nocivos ao meio ambiente. Além disso, elas não podem ser modificadas geneticamente.

"Alguns acreditam que comida orgânica é sempre mais saudável e com mais nutrientes. Nós ficamos um pouco surpresos de não descobrirmos isso", conta o pesquisador-chefe, Crystal Smith-Spangler.
De acordo com o estudo, frutas e legumes contêm a mesma quantidade de vitaminas, e o leite não apresenta variação no teor de proteína e gordura. No entanto, algumas pesquisas apontaram que o leite orgânico possui mais ômega-3.


Pesquisa diz que frutas e legumes orgânicos e não-orgânicos têm mesma quantia de vitaminas
Alimentos orgânicos contém mais nitrogênio, o que de acordo com os pesquisadores se deve a diferenças no fertilizante usado e na técnica de colheita. Mas eles acreditam que isto não traz benefícios a saúde.

Críticas
A pesquisa foi divulgado na publicação médica Journal Annals of Internal Medicine, e foi criticada por muitos especialistas.

Para os críticos, nenhuma das pesquisas analisadas durou mais de dois anos, o que impossibilitaria conclusões de longo prazo.

Além disso, as evidências usadas na pesquisa variaram muito, o que, de acordo com os pesquisadores, é explicado pelas diferentes condições climáticas e de solo.
A Associação do Solo, entidade britânica que faz campanha pelo plantio sustentável de comida, disse que o estudo contém falhas.

"Um estudo do Reino Unido usando uma análise correta das estatísticas descobriu que a maioria das diferenças nos níveis de nutrientes entre frutas e legumes orgânicos e não-orgânios vistos neste estudo dos Estados Unidos são, na verdade, muito significativos", disse a entidade.

Fontes:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/09/120904_comida_organica_as.shtml 

http://olhandodoauto.blogspot.com.br/2012/09/gato-por-lebre.html

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Olá! tudo de Bom á você, muito obrigado por divulgar os Posts da minha esposa, que bom que mostrou uma atitude louvável de humildade, atitude essa que o Marcos do "Libertar" deveria seguir, ele fala em "Libertar" mais veta os comentários de seus Leitores, cria censura por por alguém discordar do que ele posta, espero que você estaja sendo sendo sincero em postar artigos do Blog "Tempos Dificeis" e que não esteja agindo em parceria de uma vingança do Marcos por eu critica-lo, se você estiver sendo sincero, é meu amigo e se não, respeito sua posição de apoia-lo. Venho sempre aqui Lê alguma coisa aliás vou em todos Blogs gosto de Lêr o que as pessoas postam até no Libertar, sem imparcialidade
    Bem amigo espero que não encare essas poucas palavras
    Como ofensa. desde já agradeço pela atenção, e sinceramente meus votos de boa sorte. britocappa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato