background img

BRASIL, um País Cada Vez Mais Evangélico! Onde Mesmo?

Ao longo da semana passada, pipocaram na Internet, jornais, na televisão e também no rádio, notícias e comentários eufóricos de grande parte da comunidade evangélica sobre o seu "fantástico crescimento numérico". Segundo os dados do IBGE em 2010, nós evangélicos, já éramos 22,2% da população brasileira! Ou seja, a cada 4 brasileiros, 1 já é evangélico! (Clique aqui para ver os números)

Fica mais bonito ainda quando comparamos com outras religiões. Os católicos despencaram e em 2010 eles já eram 'apenas' 64,6%. E olha mais essa: quando comparamos com 1991 percebemos mais claramente o que tem ocorrido no país. Neste ano os católicos representavam 83% da população brasileira. Em 19 anos uma queda de quase 20 pontos percentuais!

Mas, antes de prosseguir (e correndo o risco de receber inúmeras críticas), quero que você me responda sinceramente: Se você é evangélico, você tem percebido isso dentro de sua igreja?

Por favor, ao responder, não considere o número de cadeiras ocupadas no culto de domingo. Pense antes de responder e considere aqueles que tem colocado a mão no arado! Esse grupo tem realmente crescido? Será que estamos crescendo de maneira correta? Será que a igreja tem ensinado a Bíblia? Será que temos tido um aumento no número de pessoas que gostam de ir à Igreja e não nas verdadeiras transformações de vida?

É bonito subir no púlpito e pregar que estamos vencendo o inimigo e avançando, mostrando esses belos números, mas quando na verdade estamos entregando e aceitando como tal, vidas que não tiveram uma transformação bela e profunda realizada pelo Senhor Jesus. São vidas vazias do evangelho! É o evangelho da presença, apenas do culto de domingo (e isso quando as pessoas ainda vão às suas igrejas...).

Ou será que o problema é a igreja em eu que frequento apenas? Será que é o meu bairro ou cidade? Sinceramente não tenho percebido essa movimentação dentro da obra de Deus. Cada vez mais temos um número MENOR de pessoas dedicando suas vidas à obra de Deus e às suas igrejas. Pessoas que acreditam que ser evangélico é dizer palavras como "Sou mais que vencedor em Cristo" ou "Tudo posso naquele que me fortalece" e tantas outras frases belas e verdadeiras, mas que são apenas da "boca para fora".Normalmente essas falas não são reflexos de uma vida dedicada a Deus.

Quando alguém é convidado a participar de um ministério, ele logo quer participar dos grandes cultos, mas não quer cantar, pregar, orar ou ajudar nos pequenos cultos, nas visitas nos lares, nas orações aos enfermos...

Onde está o povo verdadeiramente evangélico? Aliás, não evangélico. Onde estão os cristãos deste país (aqueles seguidores e pregadores dos ensinamentos de Jesus Cristo)?

Sabe aquela brincadeira da qual falamos que estamos "crescendo para o lado", quando queremos dizer que estamos engordando e não crescendo em estatura. É o que acontece hoje. Ao invés de crescer de maneira saudável, estamos engordando. Estamos com gordura demais. E ela começa a fazer mal para a nossa saúde...

Para terminar, quero deixar um belo texto que se encontra na Bíblia Sagrada. Eu iria separar uns versículos, mas preferi deixar ele integralmente. Serve para reflexão:

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);

Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos.

Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido."

Efésios 5:1-33
Resumindo: Um País cada vez mais evangélico, menos na igreja!

Autor: Danilo Zanon
Fonte da imagem: Google
Fonte (do texto): http://www.blogcruzvazia.com.br

Fonte:
http://sufandonoassude.blogspot.com.br/2012/07/brasil-cada-vez-mais-evangelico.html 

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Caro Davi!
    De um modo geral, o indivíduo "entra" para o evangelismo "para vencer". Mas não para vencer a si próprio, mas para vencer materialmente. Os pastores das igrejas mais "ricas" -mais ricas porque investem em propagandas através do rádio e da televisão, exortam os fieis para esse caminho, contrariando os ensinos de Cristo, que prega o desapego. Os evangélicos são apenas evangélicos, não são Cristãos no sentido lato da palavra. Uns poucos tem Cristo na boca e não no coração. E outros nem na boca O tem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato