background img

IPv6: A nova "arma" do Google responsável pela fiscalização na web

Dia 6 de junho representa um marco para a Internet, que abrange provedoras de serviço, fabricantes de produtos de rede e usuários: o lançamento do protocolo IPv6. Mas, afinal, o que isso significa?

Todo aparelho eletrônico que compartilha informações na web precisa de um endereço de IP e, quando a Internet começou a operar, em 1983, o IPv4 conseguia comportar até 4.3 bilhões de endereços, o que parecia muito para a época. Contudo, 30 anos depois, assim como as operadoras de telefonia estão ficando sem números e celular, a Internet está ficando sem endereços de IP, ao ponto que mais e mais dispositivos móveis são vendidos.

Por isso as empresas e órgãos reguladores decidiram liberar a nova versão do protocolo, o IPv6, que comporta uma quantidade muito maior de pontos de terminação de Internet: cerca de 340 undecilhões de endereços de IP (o que representa 340 seguido de 36 dígitos). Esse movimento permitirá alocar essa onda de equipamentos (que abrange desde celulares até tablets e computadores) por um bom tempo, além de nos aproximar ainda mais da “Internet das Coisas”, um conceito de que todos os aparelhos eletrônicos estarão conectados à web e poderão se intercomunicar sem intervenção humana.

Para explicar todo esse processo, o Google publicou um vídeo em seu canal oficial no YouTube que explica a história da criação da web, o protocolo de IP e mostra porque a transição para o IPv6 é necessária para manter o crescimento da web.

Veja o vídeo abaixo em inglês (com opção de legendas em português)



Fontes:
http://www.guerreirodoapocalipse.com/2012/06/ipv6-nova-arma-do-google-responsavel.html

http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/06/06/video-google-explica-por-que-ipv6-e-essencial-para-crescimento-da-web/

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Mas por que a nova arma do Google? Não é o Google quem decide o protocolo na Internet, de fato, o Google não participou da criação do protocolo IP, nem da implementação da atualização para a versão 6. Quem faz isso é a Internet Engeneering Task Force.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato