background img

China e Japão iniciam transações comerciais sem o dólar

(Reuters) - O Japão e a China começarão a negociar suas moedas diretamente em Tóquio e Xangai a partir de 1o de junho, numa ação que apoia o comércio e as relações financeiras entre as duas maiores economias asiáticas e também marca outro passo pequeno para aumentar o papel internacional do iuan.

Essa ação elimina o uso do dólar para estabelecer a taxa de câmbio e segue um acordo feito por líderes dos dois países em dezembro, que também envolve compra de dívida chinesa pelo Japão e esforços para formar um pacto comercial livre entre China, Japão e Coreia do Sul.

"Isso faz parte da estratégia maior da China de reduzir sua dependência do dólar. O yen foi escolhido por causa dos grandes fluxos comerciais entre os dois países", disse o economista sênior e estrategista do Credit Agricole CIB em Hong Kong, Dariusz Kowalczyk.

"Os volumes de trocas cambiais são pequenas, mas isso pode levar a uma expansão dos negócios com outras moedas. Seria mais fácil para a China expandir-se em outras moedas asiáticas."

O ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, que anunciou a decisão em Tóquio, destacou o custo-benefício da medida.

"Ao conduzir transações sem usar a moeda de um terceiro país, isso reduzirá custos de transação e diminuirá os riscos envolvidos em acordos em instituições financeiras", disse Azumi a repórteres após uma reunião do gabinete.

O Banco do Povo da China (banco central) destacou benefícios para o comércio mútuo, mas também ligou a decisão à ação da China de impulsionar o uso do iuan como uma moeda para transações financeiras e comerciais.

"Desenvolver o comércio direito iuan/yen irá ajudar a formar uma taxa de câmbio direta iuan/yen e reduzir o custo comercial para entidades, além de promover o uso do iuan e do yen em transações bilaterais e investimentos, assim como ajudar a fortalecer a cooperação financeira entre os dois países", informou a autoridade monetária num comunicado.

Fontes:
http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=250519173

http://burgos4patas.blogspot.com.br/2012/05/china-e-japao-iniciam-transacoes.html



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato