background img

Coréia do Norte abastece foguete, lançamento está previsto para o dia 14 de abril

O país também pretende colocar um satélite em órbita entre os dias 12 e 16 de abril confira também a matéria Satélite será instalado em foguete 

Mesmo com o pedido dos Estados Unidos para não lançarem o foguete, a Córeia segue em frente com o plano de lançamento.

A Coreia do Norte iniciou o abastecimento de combustível do foguete que pretende colocar um satélite em órbita informou nesta quarta-feira um responsável do Comitê de Tecnologia Espacial.


"Estamos injetando combustível neste momento que conversamos", disse Paek Chang-Ho, diretor do Centro de Controle de Satélites, no subúrbio de Pyongyang, durante uma visita de jornalistas estrangeiros. Os reservatórios do foguete "estarão cheios em breve", declarou Paek.

Pyongyang marcou a data de lançamento do foguetão Ynha-3 para o próximo dia 14 de abril, informa uma fonte norte-coreana digna de fé, adiantando que o evento será um bom presente para o 100 o aniversario do guia da Nação, Kim Il Sung.

Oficialmente, o foguete, de 30 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, colocará em órbita um satélite de observação da Terra, o Kwangmyongsong-3 (Estrela Brilhante) para coletar informações sobre as plantações, florestas e os recursos naturais da Coreia do Norte. Mas os Estados Unidos e seus aliados, em particular a Coreia do Sul e o Japão, denunciam que trata-se de um teste disfarçado de míssil balístico de longo alcance, que poderá ser o primeiro passo, segundo fontes militares sul-coreanas, para um teste nuclear.

O primeiro estágio do foguete deve cair no Mar Amarelo, a oeste da península coreana, e o segundo ao leste das Filipinas, sobrevoando uma parte das ilhas de Okinawa, na região sul do Japão.

O foguete será lançado do novo centro espacial construído na península de Cholsan, a 50 km da fronteira com a China.

Fonte:
http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000496683

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato