background img

Você faz parte da massa?

Por: Márcio Michel
Quando eu digo a palavra 'massa' o que vem na sua mente? Na minha vem algumas coisas, primeiro eu lembro de todas as meninas que eu conheço que estão terrivelmente gordas(isso somente na mente delas) e que precisam desesperadamente fazer um regime, até que o primeiro brigadeiro traidor apareça em sua frente!
Também penso numa deliciosa macarronada, uma das poucas coisas que me arrisco fazer na cozinha! Massa me faz lembrar de um ser chamado Felipe Massa, que não me faz tão feliz quanto o Airton Senna fazia, mas representa o Brasil, então vamos dar uma força pra ele, pra ele desistir...hauhauhau.

Chega de palhaçada, isso que eu fiz, no Marketing, se tratando de marcas podemos chamar de 'top of mind' a primeira coisa que te vem a mente.

Quer um teste? Responde rápido...
Refrigerante =
Sabão em pó =
Televisão =

Se sua respostas foram Coca Cola, OMO e Globo, seja bem vindo a massa!
Tudo isso tem um porque, é o que vou tentar explicar…
A palavra massa pode ter muitos significados como:
1. Farinha diluída num líquido, formando pasta.
2. Mistura de água, areia e cimento ou cal. = ARGAMASSA
3. Corpo sólido, compacto.
4. Conjunto de uma obra de arquitetura.
5 Coeficiente de inércia de um corpo.
6. [Brasil, Informal] Que é muito bom (ex.: esse livro é massa).
Mas para nóis o significado que interessa é este:
7. Conjunto não delimitado de indivíduos considerados fora das estruturas sociais tradicionais e que constituem o objetivo sociocultural de certas atividades, como a publicidade, a cultura de massa, os ócios.

Isso ai em cima está quase chamando a pessoa que faz parte da massa de burro, quase, mas não é bem isso, simplesmente a massa não considera o “indivíduo” e sim um aglomerado de pessoas com o mesmo pensamento, gostos ou hábitos.

E é por isso que eu não faço parte da massa! HAUhauah, vou fazer outro teste, neste momento uso peças de roupas da TNG, Venon, tênis da Puma e relógio Chilli Beans. E eu sou a única pessoa no mundo que usa essas marcas! É lógico que não, será que estou sendo influenciado?

Para saber isso preciso entender o processo de Massificação:
Fenômeno pelo qual, numa sondagem, um número crescente de indivíduos apresentam um número cada vez maior de características ou de combinações de características comuns.
O processo de massificação produz nas pessoas quer elas percebam ou não características como:
- um pensamento fabricado
- ser guiado cegamente pela maioria
- tomar a mesma forma
- não ter individualidade, ser uma cópia
- ser manipulado

Num resumo, é isso que acontece: Mas como? Eu e você somos influenciados pela "cultura de massa" não entendeu? Já vai fazer sentido.

Cultura de massa = é o total de ideais, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal.

É o que todo mundo está vendo, ouvindo, fazendo ou até vestindo.
E se todo mundo faz, é porque todo mundo está recebendo a mesma informação,exemplo ao ouvir as mesmas musicas com letras sem sentido,ou de duplo sentido e sair a cantarolar por ai quem é o culpado?
São culpa das "mídias de massa" tipo TV, rádio, internet, revistas e outras, que produzem o que a Massa quer ver, ouvir, ter ou até mesmo quer SER.

Porque será que você sabe me dizer exatamente o que e quem são esses que eu coloquei ai em cima? Reparou que eu não coloquei nenhuma explicação ou o nome de nenhuma personalidade! Pois é, somos influenciados.

E isso tudo é bancado por marcas que conhecemos muito bem, e quanto mais a massa consome, mais as marcas pagam para ser vistas nos intervalos desses programas, ou para serem usadas por essas personalidades.

Sim muito daquilo que somos estando ouvindo, vendo, comendo ou desejando porque somos atingidos por essas mídias de massa, se não bastasse isso ainda temos marcas pessoais que carregamos com nossa vida que definem qual comportamento ou escolhas fazemos.

Pessoal vamos Acordar, não se deixem influenciar não sigam a Massa.
Não se vendam por um prato de lentilhas!



Fontes:
http://julearauju.blogspot.com.br/2012/07/voce-faz-parte-da-massa.html 

http://olhandodoauto.blogspot.com/2012/01/voce-faz-parte-da-massa.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato