background img

China: "Chegou a hora de mudar o sistema de Governo"

Uma influente publicação chinesa divulgou hoje que "chegou a hora da China mudar o seu sistema de Governo", num apelo a favor da "urgência de reformas políticas".

"Nos últimos 30 anos, a China foi firme na reforma de algumas áreas, mas em outras foi frouxa. Hoje, a falta de progresso nas reformas políticas está travando todo o projeto", diz a Caixin, revista de referência no jornalismo de investigação local, num editorial publicado na sua edição online.

Apoiando a última intervenção pública do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, o editorial afirma que o processo de "Reforma e Abertura", iniciado no final de década de 1970 e que transformou a China na segunda maior economia mundial, "está numa encruzilhada".

"A reforma deve ser gradual mas firme (...) O Partido Comunista realizará em breve o seu 18º congresso, sendo esperado algum progresso na promoção da democracia interna, incluindo eleições competitivas", diz a Caixin.

Na semana passada, numa conferencia de imprensa ao vivo pela televisão, Wen Jiabao alertou que "sem uma bem sucedida reforma politica, será impossível realizar plenamente as reformas econômicas".

"Poderemos perder o que já ganhamos nesta área e uma tragédia historica como a Revoluçao Cultural poderá voltar a acontecer", acrescentou o primeiro-ministro chines. 


Fonte:http://ianoticia.blogspot.com.br/2012/03/china-chegou-hora-de-mudar-o-sistema-de.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato