background img

GRECIA: SÓ HA DUAS SAIDAS, O SACRIFICIO OU O ABISMO


A aprovação do pacote contra a crise no Parlamento grego fez explodir a revolta nas ruas. A situação está tensa nas ruas, com pedras, bombas de gás, incêndios e fúria. Assim foi o domingo (12) em Atenas, capital da Grécia, com milhares de manifestantes protestando contra as medidas de austeridade que estavam sendo votadas no Parlamento. As medidas foram aprovadas. O povo grego está ferido.

Foi uma longa noite de discursos dramáticos. O ministro de Economia e Finanças, Evangelus Venizelus, chegou a afirmar que para a Grécia só havia duas saídas: o sacrifício ou o abismo. Com 199 votos a favor e 74 contra, o Parlamento grego aprovou o novo pacote de austeridade, que vai diminuir salários, cortar aposentadorias e mudar as leis trabalhistas no país.

Em troca, o governo receberá a liberação de um novo plano de ajuda da União Europeia, Banco Central Europeu e FMI de € 130 bilhões. Milhares de pessoas passaram o domingo (12) em frente ao Parlamento tentando impedir que as medidas fossem aprovadas.

A manifestação, organizada pelos sindicatos, foi invadida por grupos de radicais que provocaram uma verdadeira guerrilha nas ruas de Atenas. Edifícios inteiros foram destruídos. Bancos, lojas e até cinemas foram incendiados.

Os extremistas usaram bombas de papel e coquetel molotov e a polícia, gás lacrimogêneo. Ao todo, 54 manifestantes foram parar no hospital e 40 policiais ficaram feridos. Para a Grécia, foi mais uma prova muito difícil. Outras ainda deverão vir.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato