background img

Atenção: Manchas solares vão explodir e atingir a Terra!

Duas enormes manchas solares dobraram de tamanho nos últimos dias. Esse aumento causa uma série de explosões solares em direção à Terra.

Uma mancha solar é uma região onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quanto maior sua quantidade, maiores são as interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.

A imagem em que é possível observar as manchas solares foi feita pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa. A alteração que aconteceu ficou conhecida como 1416.


Os cientistas não sabem ao certo qual o potencial do fenômeno. Porém, alguns deles acreditam que as explosões solares podem ter intensidade média e serão sentidas nas regiões polares, principalmente.

A tempestade deve ocorrer dentro das próximas 48 horas. A consequente aurora boreal deve ficar mais visível em altas latitudes no início da próxima semana.

É possível que ocorram também interferências nos sistemas de comunicação e breves blecautes. Entretanto, não existe possibilidade da tempestade solar causada pelo aumento das manchas solares colocar a raça humana em perigo.

Vale lembrar que o Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos e outros mais fracos. O pico de atividade do ciclo atual do Sol está previsto apenas para 2013.

 
Fonte: libertar.in

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato